Início » Subseção de Arapiraca presta homenagem à Sandra Gomes em comemoração ao Dia Municipal de Valorização da Mulher Advogada

Subseção de Arapiraca presta homenagem à Sandra Gomes em comemoração ao Dia Municipal de Valorização da Mulher Advogada

  • Notícias

A Subseção de Arapiraca da da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) realizou na manhã desta terça-feira (24), a primeira sessão especial alusiva ao Dia Municipal de Valorização da Mulher Advogada.

O evento foi conduzido pelo presidente da Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, que na oportunidade promoveu moção de homenagem post mortem à advogada Sandra Gomes Santos Venegas, por meio da entrega de placa simbólica à família da advogada, pelos serviços prestados à advocacia alagoana e pela combativa militância em prol dos direitos das mulheres.

A solenidade contou também com a presença do vice-presidente Ivens Queiroz, da secretária Geral, Vânia Félix, da secretária Adjunta, Rosicléia Amorim, do tesoureiro, Paulo Amaral, da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Paula Tainá e demais membros, além da vereadora Aurélia Fernandes e advogadas e advogados.

Para o presidente, este evento simboliza toda a luta da mulher, não só na frente jurídica, mas como um todo. Ele relembrou o fato histórico de “Esperança”, negra e escravizada, que por meio de petição solicitou, à época, a sua alforria junto ao Império Brasileiro. “Anos de luta para que vocês pudessem ter o merecido reconhecimento perante a sociedade. Sinônimo de bravura, a mulher hoje corresponde a um número expressivo de advogadas na nossa sociedade, número esse que tende a crescer com o passar dos anos”, destacou.

Ele citou ainda que a Lei Municipal 3.386/2019 é um marco que eterniza o nome de Sandra Gomes, como era mais conhecida, na advocacia arapiraquense. “O nome e a pessoa de Sandra viverão para sempre. E, consequentemente, uma mulher que for agraciada com essa comenda instituída pela Câmara Municipal terá seu nome ligado ao de Sandra pela representatividade, força e combatividade na advocacia na luta pelos direitos da mulher”, finalizou.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Paula Tainá, lembrou dos feitos da homenageada em Arapiraca, atribuiu a ela o compromisso de atuar em toda e qualquer ação contra a violação das prerrogativas da Mulher Advogada. “Há um ano conseguíamos junto a Câmara a sanção dessa Lei importante, ela que valoriza toda a nossa luta por reconhecimento aos trabalhos que exercemos. Sandra teve um papel fundamental para que isso pudesse vir a tona, e essa homenagem dada a ela é sinônimo do que a advocacia feminina simboliza para todos nós”, concluiu a presidente da comissão.