Início » Presidente da OAB-AL participa da inauguração da Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira

• Sem categoria

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., participou da inauguração da Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, na manhã desta sexta-feira (8). A instituição tem como objetivo promover atendimento humanizado e assistência psicossocial para mulheres vítimas de violência doméstica em Alagoas. A estrutura, que fica localizada no prédio do Juizado de Violência Doméstica de Maceió, contará posteriormente com o funcionamento do programa Tem Saída, promovido pela OAB-AL, a fim de encaminhar as vítimas para capacitação e emprego. “A Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira é uma iniciativa extremamente valorosa e necessária. A violência contra mulher é uma realidade devastadora, que precisa ser combatida com iniciativas afirmativas. Um local onde as vítimas podem encontrar apoio especializado, com atendimento humanizado e a possibilidade de capacitação para inserção no mercado de trabalho é muito importante. Parabenizo todos que fizeram parte A presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB-AL, Caroline Leahy, também esteve presente no evento de inauguração. “Fomos convidadas a levar o Tem Saída para a Casa Alagoana, esse grande projeto que proporciona a inserção ou reinserção da mulher vítima de violência doméstica ao mercado de trabalho. Até o início do funcionamento, iremos alavancar o Programa diante do atual cenário de pandemia. Já oficiamos e participamos de reuniões para que mais empresas façam parte, o que de pronto já estamos sendo atendidas. A Casa Alagoana irá funcionar junto ao Juizado de Violência Doméstica, que é uma das portas de entrada e encaminhamento para o Tem Saída. A iniciativa, que reúne tantas ações em prol das mulheres, é um grande passo que é dado em busca dos direitos femininos”, colocou Caroline Leahy. A Casa da Mulher Alagoana é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça de Alagoas e o Governo do Estado. A Casa da Mulher Alagoana reunirá a atuação de diversos órgãos que trabalham em prol da proteção às mulheres, como a Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e uma casa de passagem para abrigo temporário das vítimas que não puderem retornar para suas residências. **Tem Saída** O Tem Saída é uma política pública que tem como objetivo proporcionar independência financeira e possibilitar que as vítimas deixem de morar com o agressor, se assim desejarem. Ele foi desenvolvido pela promotora do Ministério Público de São Paulo, Gabriela Mansur, e reproduzido pela OAB-AL, através da Comissão Especial da Mulher e em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-AL).