Início » Presidente da OAB Alagoas prestigia posse da nova presidência do TRE/AL

Presidente da OAB Alagoas prestigia posse da nova presidência do TRE/AL

O presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., prestigiou, na tarde desta sexta-feira (08), a posse solene dos desembargadores Otávio Leão Praxedes e Washington Luíz Damasceno, respectivamente, como presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) no biênio 2021/2023. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), com a presença de poucos convidados, ainda em observação as regras de segurança sanitária em relação à prevenção a Covid-19. “Não poderíamos deixar de prestigiar esse momento onde exaltamos o trabalho desenvolvido pelo desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, que hoje deixa a presidência do Tribunal Regional Eleitoral, e reafirmamos o compromisso do diálogo entre a Ordem e esta Corte, agora com os nobres desembargadores Otávio Leão Praxedes e Washington Luíz Damasceno. Vivenciamos um 2020 atípico, com muitos desafios trazidos pela pandemia. Perdemos vidas e enfrentamos impactos em muitas áreas. A Justiça precisou reformular seus serviços e atendimentos para continuar prestando suporte aos atores deste cenário e toda a sociedade. Não tenho dúvidas que ainda vivenciamos muitos desafios. Mas, certamente, o TRE/AL continua sendo bem representado e a advocacia continuará com canal aberto para as deliberações tão importantes”, ressaltou o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr. O presidente da corte, desembargador Otávio Praxedes, saudou as autoridades presentes e frisou os agradecimentos ao presidente da OAB Alagoas e a advocacia pelo compromisso com a justiça. Os desafios do enfrentamento à pandemia também estiveram na fala do empossado. ‘’Cumprimento de uma forma muito respeitosa o doutor Nivaldo Barbosa, presidente da conceituada Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, que contribuiu fazendo ela parte do sistema de Justiça. E aqui doutor, estendo os cumprimentos e abraço a todos os advogados do estado de Alagoas, em especial os atuantes na Justiça Eleitoral. É com muita satisfação que assumo essa importante missão. Não poderia iniciar meu discurso de outra maneira, se não abordando o período que estamos vivenciando. No último ano fomos surpreendidos com um vírus desolador, e com ele um rigoroso isolamento social, vidas humanas foram retiradas, protocolos científicos e medicações não comprovadas, tempos difíceis, presto homenagem e solidariedade a todos que perderam entes queridos ou estão passando por adversidade oriundas do cenário pandêmico. As intuições como Poder Judiciário foram questionadas, contudo vivenciamos o império da democracia, com todas as adversidades o Poder Judiciário soube conduzir com responsabilidade a vontade popular que rege a nossa republica federativa, prevaleceu o bom senso”. Em sua fala, o vice-presidente do TRE/AL, desembargador Washington Luíz Damasceno, destacou o grande desafio vivenciado na saúde, em razão da Covid-19, que produz efeitos múltiplos nas esferas econômicas e políticas, prestou solidariedade as famílias das mais de 200 mil vítimas no Brasil, e terminou frisando a importância da Justiça Eleitoral e do compromisso de sua atuação. ‘’Como sabemos cabe à Justiça Eleitoral assegurar o livre exercício de escolha do eleitor, garantir equilíbrio na disputa entre candidatos e fiscalizar o uso das redes sociais durante a campanha eleitoral visando a lisura do pleito, e ela que encube o papel de promover a pacificação social e garantir a todos o direito de votar e ser votado. Entretanto, a justiça eleitoral não se limita a viabilizar eleições, a realizar contagem de votos e proclamar vencedores, ela permanece atenta aos desvios de conduta do candidato, atuando diuturnamente, deslizando pela legalidade dos procedimentos que derivam da disputa, e punindo os que transgredem a ordem jurídica. Por este motivo, o Tribunal é proclamado aos quatro ventos como o tribunal da democracia’’.