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Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária esclarece sobre atendimento do INSS na OAB Alagoas e nas agências

Com a diminuição dos serviços presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a disponibilização da Sala do INSS na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, o presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária da OAB-AL, Isaac Mascena, esclareceu sobre como estão ocorrendo os atendimentos à advocacia previdenciária. O presidente explica que a diminuição de serviços presenciais nas agências ocorre desde 2019 e foi intensificada durante a pandemia da Covid-19. Alguns serviços presenciais seguem suspensos, já que, forma nacional, o INSS está seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “Hoje, em Alagoas, a maioria dos serviços estão disponíveis na Sala do INSS, localizada na OAB Alagoas, em Jacarecica. Os demais serviços que não são realizados na sala, estão disponíveis no canal telefônico (0800 135 0135), ou no site e aplicativo Meu INSS”, pontua. Segundo o presidente, a Comissão está trabalhando para reestabelecer a maior quantidade de serviço presencial possível. “Além disso, o nosso próximo passo é com o guinchê virtual. Queremos lançar em breve para que nele, os advogados que se adaptam ao uso virtual possam acessar todos os serviços do INSS, sem a necessidade do deslocamento. Isso também irá desafogar bastante as agências”, pontuou Mascena. De acordo com o presidente da Comissão, os advogados e advogadas participarão de cursos de capacitação para incentivar o uso da plataforma digital. **Confira os serviços disponíveis na Sala do INSS e no “Meu INSS”:** Dados cadastrais do CNIS Remunerações do CNIS v.2 Remuneração do CNIS Vínculos do CNIS v.2 Vínculos do CNIS Atividades do CNIS v.2 Atividades do CNIS Simulação de Direito de Aposentadoria EC103 Elos do CNIS Microfichas do CNIS v.2 Microfichas do CNIS Extrato de Consignações Declaração de Benefícios Laudos do SABI Histórico de Créditos Requerimento do SIBE Certidão de Tempo de Contribuição – Consulta Certidão de Tempo de Contribuição – EMISSÃO Comunicação de Resultado de Requerimento Extrato de Imposto de Renda Carta de Concessão Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual Tarefas do GET