Início » Mês da Mulher: Presidentes das Comissões Especial da Mulher e Direitos Humanos se reúnem com Secretaria de Segurança Pública

Mês da Mulher: Presidentes das Comissões Especial da Mulher e Direitos Humanos se reúnem com Secretaria de Segurança Pública

  • Notícias

Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica pelos órgãos de segurança pública e capacitação dos servidores para melhor lidar com situações de gênero foram alguns dos assuntos debatidos pela presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB-AL, Caroline Leahy, e a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Anne Caroline Fidelis, durante reunião com a representante do Núcleo de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, a tenente-coronel Camilla Paiva, nessa quinta-feira (11).

Entre as pautas, durante a reunião, foi debatida a implantação do Programa Tem Saída em Alagoas; a importância da formação na temática dos novos e antigos servidores da segurança pública; Funcionamento e dificuldades estruturais das delegacias do estado no atendimento às mulheres em situação de violência; atendimento do IML nas ocorrências de violência de gênero e sobre a importância de um trabalho interno com os policiais sobre violência de gênero, em especial, com os agressores.

“Esse diálogo com a Secretaria de Segurança Pública é necessário e visa resultados muito positivos. Buscamos dialogar sobre a abordagem e atuação dos servidores em casos de violência contra mulher e também debatemos sobre a implantação do Tem Saída, programa coordenado pela OAB Alagoas que visa a independência financeira da mulher vítima de violência”, afirmou Caroline Leahy.

O presidente da Seccional, Nivaldo Barbosa Júnior, salienta que as pautas são pertinentes e fazem parte do combate à violência contra a mulher. “Além de trabalhar para prevenir os casos, com ações de conscientização, é muito importante também debater o tratamento da vítima após a agressão. A mulher precisa se sentir segura para realizar a denúncia, ser ouvida e amparada. A Ordem, através das comissões, busca o diálogo constante com os órgãos responsáveis, visando a garantia das políticas públicas de prevenção e proteção”, afirmou Barbosa Jr.