Início » Após atuação da OAB Alagoas, Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia será criada em Alagoas

Após atuação da OAB Alagoas, Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia será criada em Alagoas

  • Notícias

Um marco histórico na valorização da advocacia. Após diálogos permanentes entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) e a Assembleia Legislativa de Alagoas, será criada a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. O requerimento da criação é de autoria da deputada estadual Cibele Moura e contou com o apoio dos deputados Inácio Loiola, Galba Novaes, Jó Pereira e Silvio Camelo.

Segundo consta no requerimento, a finalidade da criação inédita é garantir a função do advogado e evidenciar a importância da categoria para toda a sociedade alagoana. “A defesa, o respeito e a garantia das prerrogativas da advocacia é condição fundamental para o exercício da advocacia com altivez e independência, razão pela qual, ao instituir tal frente, a Assembleia Legislativa de Alagoas reafirma que exerce efetivamente o seu papel fiscalizatório e representativo perante a população alagoana”, cita a deputada.

O responsável pelos diálogos com o Poder Legislativo para a criação da frente, o advogado e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-AL, Ricardo Wanderley, afirmou que a instituição da frente parlamentar representa diversos avanços para a advocacia, sobretudo com relação à valorização e reconhecimento da categoria em um momento necessário. “Dentro de todas as limitações da legislatura estadual traz, a partir da articulação com a frente parlamentar, a Ordem conseguirá dar melhor vazão aos projetos de lei que apresente algum interesse, direto ou indireto, para a advocacia. Além disso, vamos poder pleitear outros avanços em relação às prerrogativas”, explicou Wanderley.

O presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., salientou que a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia representa um progresso também para a sociedade. “A advocacia é indispensável à Administração da Justiça. A garantia das prerrogativas e a valorização dos advogados e das advogadas é também uma forma de respeitar os direitos da sociedade. Através da Frente Parlamentar será possível discutir e conquistar novos direitos, fortalecendo as prerrogativas e assegurando os profissionais da advocacia. Tenho certeza que o presidente [da ALE] Marcelo Victor vai acolher o projeto. Recentemente estivemos reunidos e essa foi uma das pautas apresentadas a ele”, destacou o presidente.