Início » Secretário-Geral da OAB-AL participa da inauguração do Centro de Telepresença Advogado Luiz José de Almeida Ramos

Secretário-Geral da OAB-AL participa da inauguração do Centro de Telepresença Advogado Luiz José de Almeida Ramos

  • Notícias

O Secretário-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Leonardo de Moraes, participou da inauguração do 1º Centro de Telepresença do país, que irá funcionar no Sistema Prisional de Alagoas. O evento de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio República dos Palmares. O equipamento recebe o nome do advogado Luiz José de Almeida Ramos, que foi servidor do Sistema Prisional por duas décadas.

“Além desse avanço significativo em relação à estrutura, o que chamou a atenção foi que o novo equipamento recebe o nome do advogado Luiz José de Almeida Ramos. A homenagem é de extrema importância e considero que homenageia também a própria advocacia, uma vez que o Dr. Luiz era o advogado que acompanhava os presos na audiência. Era a pessoa que se encontrava mais próxima ao preso, portanto, era o representante da advocacia em todas audiências criminais que aconteciam por videoconferência”, disse Leonardo de Moraes durante o evento de inauguração.

Secretário-geral da OAB-AL durante evento no Palácio dos Palmares

O advogado Luiz José tinha 90 anos de idade e faleceu, em maio do ano passado, em virtude de complicações decorrentes da Covid-19.

Centro de Telepresença

Instalado no complexo penitenciário de Maceió, o equipamento vai otimizar a realização de audiências virtuais, além de proporcionar mais segurança à sociedade. Com o sistema de telepresença, as escoltas para Varas e Comarcas foram substituídas pela oitiva virtual do reeducando. Somente no ano de 2020, foram realizadas 2.207 audiências do tipo no próprio sistema prisional alagoano, beneficiando, diretamente, 2.686 custodiados.

O novo espaço permitirá a realização de até 48 audiências por dia, encurtando distâncias e otimizando procedimentos. Nesse sentido, o Centro de Telepresença vai conferir, ainda, maior celeridade aos processos judiciais, bem como segurança aos atores envolvidos, sobretudo em tempos de pandemia.