Início » Em reunião com a OAB, AATAL e Sindav, presidente do TRT anuncia avanço na fase na retomada gradual das atividades

Atendendo a solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL) e Sindicato dos Advogados de Alagoas (Sindav), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19), anunciou durante reunião nessa quinta-feira (15), que em breve haverá o avanço para a Fase 3 do Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais do tribunal. O ato será publicado nesta sexta-feira (16).

De acordo com o presidente Nivaldo Barbosa Jr., o desembargador presidente do TRT, Marcelo Vieira, destacou a importância do avanço de fase para a ampliação na oferta de serviços, assim como atendimentos aos advogados e advogadas.

“O presidente Marcelo Vieira atendeu o pleito da advocacia e decidiu, com os demais membros do TRT, avançar de fase no plano de retomada das atividades. É importante não somente para a advocacia, mas também para a sociedade. Muitos processos não evoluíram devido à dificuldade que algumas partes tinham em ter acesso à internet”, explicou.

Acompanhando Nivaldo Barbosa Jr., esteve a presidente da Comissão de Defesa dos Honorários, Juliana Modesto, a vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Combate a Práticas Irregulares na Advocacia, Priscila de Fátima, o presidente da AATAL, Geraldo Carvalho, Paulo Vasques, a presidente do Sindav, Anita Gameleira; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Deivid Adamo, e o juiz do Trabalho, Nilton Beltrão.

De acordo com o Plano do TRT, na Fase 3 será possibilitada a utilização de espaços adaptados nas dependências do Tribunal para os usuários externos que alegarem não ter condições tecnológicas autônomas de participar de audiências e sessões virtuais, permitindo assim a realização de audiências e sessões mistas (parte presencial, parte a distância) e início de atendimento presencial ao público externo, com redução de horário e mediante agendamento.

Outro assunto abordado durante a reunião, foi a atuação de advogados e advogadas de outros estados na Justiça do Trabalho, em Alagoas. Segundo presidente Nivaldo Barbosa Jr., a Ordem tem tomado as medidas necessárias para coibir a atuação irregular de advogados e advogadas de outros estados, mas que solicitou apoio do Tribunal para criar ferramentas que possibilite o controle dessas atuações.