Início » Após solicitação da OAB Alagoas, JFAL divulga plano de retomada gradual de atendimentos presenciais

Após solicitação da OAB Alagoas, JFAL divulga plano de retomada gradual de atendimentos presenciais

Após solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) acerca da elaboração de plano de retomada dos atendimentos presenciais de forma gradual, a Justiça Federal de Alagoas divulgou o retorno das atividades na Secretaria Administrativa da Sede da Seção Judiciária de Alagoas. 

Segundo a portaria que regulamenta o retorno, a partir do dia 1º de Setembro, os servidores retornarão à medida que foram sendo vacinados contra a Covid-19. Com a retomada, o atendimento presencial destinado ao público externo e aos “excluídos digitais” será realizado pela Central de Atendimento, que envolve os setores de Distribuição, Arquivo e Atermação dos JEF’s, em dias úteis, das 9h às 18h.

Os atendimentos à advocacia, procuradores, partes e demais interessados continuará sendo realizado preferencialmente por meio eletrônico, com contatos disponibilizados no site da JFAL.

Quanto à atividade jurisdicional, a Portaria faculta aos magistrados a deliberação acerca do restabelecimento gradual das atividades presenciais nas Varas, Turma Recursal e Subseções Judiciárias do Estado de Alagoas, que se submeterão a calendário definido pelas próprias unidades, sendo importante destacar que o atendimento continua sendo realizado de forma remota, pelos canais já disponibilizados no site da JFAL e através do Balcão Virtual, que torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas e da Turma Recursal. 

De acordo com portaria, a 1ª e 14ª Varas, o retorno de atividades presenciais ocorrerá no mês de setembro, de forma híbrida, com atendimento presencial e remoto, simultaneamente. A 13ª Vara, por sua vez, tem previsão de retorno em outubro. 

No início do mês de julho, a Ordem encaminhou ofício solicitando o retorno gradual ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), INSS e JFAL, destacando a redução no número de leitos de UTI ocupados por pacientes da Covid-19, assim como o avanço da vacinação em todo o estado