Início » Comissão de Promoção da Igualdade Social da OAB-AL debate sobre cota nas eleições com Associação Nacional de Advogados Negros

• Notícias

A Comissão de Promoção da Igualdade Social da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) se reuniu com o presidente e um representante da Associação Nacional de Advogados Negros do Brasil (ANAN), Estevão André da Silva e Ricardo Brito, nessa quinta-feira (5), por meio de vídeoconferência.

De acordo com o presidente da Comissão, Alberto Jorge, o objetivo da reunião foi debater sobre a questão da implantação das cotas de 30% para advogados negros em todo o país nas próximas eleições, além de debater sobre a forma de organização dos movimentos dos advogados negros em Alagoas, como fortalecimento das entidades.

“Com o presidente da ANAN dialogamos sobre a importância da advocacia negra ocupar os cargos da Ordem, seja na diretoria ou no Conselho. Foi analisado também o processo de inclusão da participação efetiva dos advogados nas próximas eleições, traçando a ampliação da campanha de valorização ao que foi aprovado pelo CFOAB a respeito das cotas. Além disso, ressaltamos a importância do fortalecimento da associação nos estados brasileiros, garantindo os direitos da classe”, disse o presidente.

O presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., salientou que a garantia das cotas raciais nas eleições da Ordem é importante, visando uma instituição com representatividade. “O fortalecimento da advocacia envolve a igualdade de direitos. A Ordem é uma instituição que busca a democracia e a representatividade. As cotas raciais para advogados pretos e pardos são necessárias e discutir essa pauta é essencial”, afirmou.