Início » OAB Alagoas firma acordo de cooperação técnica e científica com Academia Brasileira de Direito Eleitoral

OAB Alagoas firma acordo de cooperação técnica e científica com Academia Brasileira de Direito Eleitoral

  • Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) firmou uma parceria com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP), nessa segunda-feira (16). O acordo de cooperação técnica e científica foi assinado pelo presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., pelo diretor-presidente da Escola Superior de Advocacia, Henrique Vasconcellos e pelo coordenador institucional da Abradep, Delmiro Campos Neto. Estiveram presentes também Marcelo Weick, membro da Abradep, e os desembargadores eleitorais Jamile Coelho e Luciano Guimarães Mata.

O acordo entre as duas instituições propõe a cooperação de experiências técnico-científicas, conhecimentos e recursos nos campos da pesquisa e ensino, especificamente na área de Direito Eleitoral. A parceria visa desenvolver de forma conjunta programas acadêmicos de formação e qualificação, tais como a realização de cursos, seminários, simpósios e congressos. Além disso, ficou estabelecida a produção conjunta de artigos científicos e técnicos para revistas e reuniões científicas decorrentes das atividades.

Fomentar o debate qualificado sobre democracia e promover o estudo e estudo em Direito Eleitoral foi o propósito da assinatura do convênio, como explica o presidente Nivaldo Barbosa Jr. “Essa é uma parceria importante e que só tem a engrandecer o debate e proporcionar mais qualificação e pesquisa acerca do Direito Eleitoral. A união do conhecimento e produção científica é extremamente valorosa, sobretudo nos dias atuais. A advocacia e a sociedade só têm a ganhar com a iniciativa”, pontuou o presidente.

O diretor-presidente da ESA-AL, Henrique Vasconcellos, ressaltou a importância do convênio para intensificar o debate sobre democracia e cidadania. “ A Abradep tem a ideia de, com esse convênio, fomentar o debate sobre democracia, cidadania, justiça, direito eleitoral, direito político, todos esses ramos que interferem diretamente na sociedade. Essa é a ideia do convênio com a OAB, fomentando isso através de cursos, eventos, palestras, intercâmbio de atores da OAB-AL com integrantes da Abradep, seja de maneira presencial ou virtual. A ideia é instigar o debate e conteúdo acadêmico e a prática de fortalecimento da cidadania e da democracia”, afirmou.

“O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Abradep e a OAB-AL representa um avanço no estudo e desenvolvimento do Direito Eleitoral no Estado de Alagoas, uma vez que a Academia tem se firmado com uma das instituições mais respeitadas no meio acadêmico, perante o TSE e Congresso Nacional, constituindo-se importante parceria na defesa do Estado Democrático de Direito”, disse a desembargadora eleitoral Jamile Coelho.