O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr. participou de uma reunião virtual do Comitê de Atores Judiciários, na tarde desta sexta-feira (15). O encontro apresentou o Programa “Justiça 4.0”, que visa promover a Justiça por meio de projetos colaborativos envolvendo novas tecnologias e inteligência artificial. Participam do comitê os atores das principais entidades que compõem o sistema de Justiça de Alagoas, como a OAB Alagoas, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.
O Justiça 4.0 é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o PNUD. Ele promove o desenvolvimento de tecnologias e automação na gestão administrativa e de dados processuais do Poder Judiciário brasileiro, visando à eficiência e ampliação do acesso à Justiça.
O presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., destacou que a Ordem estará à disposição para auxiliar o fortalecimento do programa, reforçando a necessidade da preservação das prerrogativas da advocacia.
“A OAB Alagoas está disposta a auxiliar o Judiciário na implantação da ferramenta, que surge com o objetivo de proporcionar celeridade processual em todo o país. Vale ressaltar a necessidade da preservação das prerrogativas, o devido processo legal, o acesso à justiça e celeridade processual. A implantação do Programa é um processo ousado e que, por isso, deve ser construído com cautela e participação ativa da advocacia e todos os atores de justiça”, afirmou.
