Início » Comissão de Igualdade Racial da OAB divulga nota sobre “Quebra de Xangô”

Comissão de Igualdade Racial da OAB divulga nota sobre “Quebra de Xangô”

  • Notícias

NOTA – COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB/AL


Há 110 anos, em 2 de fevereiro de 1912, ocorria uma das maiores violações de direitos fundamentais sofridas pelo povo afrodescendente no país. O que ficou conhecido como “Quebra de Xangô”, na cidade de Maceió e por todo o Estado de Alagoas, foi um episódio de perseguição e intolerância contra a religião de matriz africana, conhecido como a mais violenta ação contra povos do terreiro.

Praticantes de candomblé, umbanda e outros cultos foram espancados e presos em um cenário de intolerância e violência enquanto homenageavam as entidades de Oxum e Iemanjá na madrugada de 02 de fevereiro.

A mãe de santo Tia Marcelina foi brutalmente assassinada em um dos ataques e hoje é símbolo da resistência negra no país.

O medo de novos ataques e da morte fizeram com que diversos líderes religiosos fugissem para outros estados. Os que permaneceram realizavam suas preces no que ficou conhecido como “Xangô rezado baixo”, onde não se tinha os cantos ou os toques dos tambores.

110 anos depois, a Ordem dos Advogados de Alagoas protesta e manifesta-se em profundo respeito contra a discriminação e intolerância que ainda perduram e reitera a necessidade e a preocupação pela liberdade de manifestação cultural e religiosa.