Início » OAB Alagoas vai atuar em defesa de moradores atingidos pela mineração no Flexal

OAB Alagoas vai atuar em defesa de moradores atingidos pela mineração no Flexal

Vagner Paes participa de rodada de conversa promovida pela Defensoria Pública e pela Prefeitura de Maceió e se coloca à disposição da população

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) vai atuar em defesa dos moradores atingidos pela ação de mineração na comunidade do Flexal, em Maceió. O presidente da instituição, Vagner Paes, participou, nessa terça-feira (15), da II Rodada de Conversa promovida pela Defensoria Pública de Alagoas e pela Prefeitura de Maceió e se colocou à disposição da população.

“Se a Ordem, no passado, não tomou as dores de vocês, a partir de agora ela vai tomar. A Defensoria Pública não está mais sozinha. A Ordem vai caminhar ao lado da Defensoria Pública, lutando para que a Justiça seja feita para essas comunidades atingidas, que não estão sendo enxergadas devidamente como cidadãos e cidadãs de Direito”, afirmou Vagner Paes durante a audiência.

De acordo com o presidente da OAB/AL, é importante que soluções para o caso sejam construídas ouvindo a comunidade. “A autoridade em uma República é do povo. Ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de dizer como será resolvida a vida de vocês, a não ser vocês mesmo. Por isso que esse momento é importante. Para que vocês digam qual é a solução mais adequada”, frisou Vagner Paes.

O presidente da OAB/AL lembrou que a entidade instituiu comissão específica para acompanhar o caso de afundamento de solo, mas acrescentou que outras comissões, como a Comissão de Direitos Humanos, vão atuar de forma complementar no caso.

“A gente vai estar ao lado de vocês, mas são vocês que vão dizer o que caminho que tem que ser trilhado. A nós só nos cabe fortalecer esse movimento, encampado desde sempre pelos aguerridos colegas, e colocar a Ordem à disposição. Essa não será mais uma causa na OAB. Essa será a causa”, concluiu Vagner Paes.