Início » Abertura do I Encontro Direito, Tecnologia e Sociedade recebe vice-presidente da OAB/PE e juíza alagoana

Abertura do I Encontro Direito, Tecnologia e Sociedade recebe vice-presidente da OAB/PE e juíza alagoana

Segundo dia de evento acontece nesta terça-feira (29), na sede da OAB 

A abertura do primeiro Encontro Direito, Tecnologia e Sociedade, na noite desta segunda-feira (29) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), em Maceió, foi marcada pela presença da vice-presidente da OAB de Pernambuco, Ingrid Zanella e da juíza Carolina Valões, que junto com a presidente da Comissão de Inovação, Tecnologia e Proteção de Dados da entidade, Nathália Cuellar, proferiram a palestra Desafios do Direito diante das novas tecnologias e transformações sociais. O evento é uma iniciativa da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB Alagoas.

As profissionais do Direito abordaram temas como o uso das redes sociais na área jurídica, a desmistificação da ideia de que os profissionais poderiam perder espaço no mercado, formas de aproximação do advogado às novas tecnologias e como elas podem somar à profissão. Os participantes puderam ver de que forma a classe pode atuar não só com eficiência, mas preparada para problemas e soluções do futuro.

A vice-presidente da OAB de Pernambuco, Ingrid Zanella, destacou a importância de olhar para a tecnologia como uma aliada da advocacia: “A sociedade e a advocacia precisam estar conectadas com esses novos problemas, para saber como tratar a proteção de dados, as relações interpessoais relacionadas à tecnologia, como utilizá-la a favor da advocacia, e não considerar como um risco, como uma ameaça”.

“Esse tema é de suma relevância porque a gente sabe que o mercado nesse nicho é predominante masculino, que hoje todos nós dependemos das tecnologias, inclusive os profissionais de Direito, e é importante a gente falar e debater fazendo um link entre tecnologia, Direito e sociedade”, frisou a presidente da Comissão de Inovação, Tecnologia e Proteção de Dados da OAB Alagoas, Nathália Cuellar. 

O evento faz parte da programação da OAB para o Mês da Mulher, celebrado em março. Em uma iniciativa inédita, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) foi 100% presidida por mulheres durante todo o mês e os cursos da Escola Superior de Advocacia também foram ministrados só por mulheres. Diversas palestras, eventos, caravanas e ações foram pensadas e construídas no mês da mulher para conscientizar a sociedade e a advocacia alagoana a respeito da importância da paridade e da representatividade feminina na área.

 O diretor-geral da ESA Alagoas, José Marques, destacou a relevância de um evento como esse. “O maior trunfo desse evento é demonstrar que temos grandes nomes, mulheres, advogadas, professoras, estudantes, pesquisadoras, que podem abordar qualquer tema, que antes eram tidos como só do âmbito masculino”, afirmou.

“É importante chamar mulheres para palestrar sobre qualquer tema, e não necessariamente apenas somente temáticas de inclusão e protagonismo feminino. Quando nós fazemos eventos de mulheres debatendo Direito, nós acabamos conscientizando a sociedade. Não há mais desculpas para termos eventos formados apenas por homens palestrantes”, destacou Ingrid Zanella. 

O segundo dia de evento acontece nesta terça-feira (29). Pela manhã, estão programados Grupos de Trabalhos de 8h às 12h, coordenados pelas advogadas e professoras Laís Ramos e Suhed Mansur. Das 14h até as 18h, uma mesa redonda será mediada pelas advogadas Ana Clara Alves, Emily Vieira e Synthya Maia com os temas Direito e a proteção e uso de dados, A proteção do direito à propriedade intelectual e Inteligência Artificial no Judiciário: Quem alimenta os algoritmos racistas?