Início » CGJ/AL vai colaborar com plano de correição do Conselho Federal da OAB

CGJ/AL vai colaborar com plano de correição do Conselho Federal da OAB

Corregedora Nacional Adjunta, Cláudia Medeiros, solicitou informações sobre normativas e sistema eletrônico utilizado pelo Judiciário alagoano 

As experiências que a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL) tem sobre procedimentos administrativos no âmbito do Judiciário alagoano serão compartilhadas com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O acordo foi firmado durante reunião entre o Corregedor-Geral, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, e a Conselheira Federal da Seccional Alagoas e Corregedora Nacional Adjunta, Drª Cláudia Medeiros, na quarta-feira (27/04).

Segundo a Corregedora Adjunta, grande parte dos processos ainda tramita de forma física, sendo necessário um controle viável a partir de um sistema eletrônico. Ela afirma que o intuito é cada seccional fazer a sua correição para prestar informações ao Conselho Federal.

“Nosso objetivo é pegar ideias com vocês sobre o que observam nas correições, quais informações tiram dos processos, como são feitos esses relatórios, porque a gente quer definir uma resolução-padrão como mecanismo, para que cada seccional faça, dentro das suas possibilidades e do seu sistema, a correição”, disse Cláudia Medeiros.

O Desembargador Fábio Bittencourt mostrou-se solícito aos anseios do Conselho Federal da OAB e afirmou que os Juízes Auxiliares e demais servidores, devido às experiências correicionais nas unidades judiciárias, podem colaborar para a construção de um plano de correição viável ao Conselho.

“Em virtude da tecnologia que o Tribunal de Justiça de Alagoas detém, nós conseguimos analisar o andamento dos processos de todas as unidades judiciárias de forma remota e isso contribui, significativamente, para a agilidade dos procedimentos. Estaremos de portas abertas para oferecer exemplos de soluções para as demandas do Conselho Federal da OAB”, ratificou o Corregedor.

As diretrizes a respeito das inspeções e correições estão contidas no Código de Normas das Serventias Judiciais, publicado sob o Provimento nº 15/2019 da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas.

Também participaram da reunião os Magistrados Auxiliares Anderson Santos dos Passos e José Miranda Santos Júnior, além do Secretário-Geral da CGJ/AL, Magno Vitório.

Niel Rodrigues – Ascom CGJ/AL