Início » OAB e Cesmac vão ofertar atendimento psicológico a vítimas de violação de Direitos Humanos

Instituições firmaram convênio nesta terça-feira (19); atendimentos acontecerão na sede histórica da OAB, no Centro de Maceió

Uma parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e o Centro Universitário Cesmac vai garantir atendimento psicológico para vítimas de violação a Direitos Humanos no estado. As duas instituições firmaram um convênio, nesta terça-feira (19), que vai possibilitar a assistência. Os atendimentos vão acontecer na sede histórica da OAB/AL, localizada no Centro de Maceió.

Conforme o acordo, caberá à Ordem a triagem e a oferta da estrutura necessária para a assistência. Já ao Centro Universitário Cesmac caberá a disponibilização de estudantes do curso de Psicologia em período de estágio. Os atendimentos serão supervisionados por uma psicóloga preceptora, que ficará responsável pela orientação dos universitários e o acompanhamento dos casos.

“Nós percebemos que as vítimas de violação de Direitos Humanos não precisavam apenas de uma prestação de serviço jurídico da OAB, elas precisam de assistência psicológica. Então, nós buscamos uma parceria com o Cesmac, especialmente com o Instituto de Psicologia, para poder fazer essa assistência integral”, explica Roberto Moura, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL.

A iniciativa foi elogiada pelo diretor de Comissões da Ordem, Victor Braga. “Essa ação é importante tanto para a sociedade como para os estudantes do curso de Psicologia, que terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Essa iniciativa é pioneira. Esse tipo de convênio, voltado para esse público específico, jamais aconteceu aqui na Ordem”, destaca o diretor.

A psicóloga Maria Lúcia, que atuará como preceptora no convênio, explica que os atendimentos vão buscar oferecer suporte emocional não apenas para as vítimas de violação de Direitos Humanos, mas para os familiares das vítimas. Somente em 2022, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL recebeu 11 denúncias enviadas por e-mail, confeccionou 14 Termos de Declarações e enviou 60 ofícios relacionados a violações.

“A OAB vai oferecer a estrutura física e definir o fluxo, porque é a entidade que recebe os assistidos e faz o primeiro contato com as vítimas de violação de Direitos Humanos, e o Cesmac vai oferecer os estagiários que farão os atendimentos, sob a supervisão da preceptora Maria Lúcia”, complementa Laís Macedo, coordenadora de Estágio do curso de Psicologia do centro universitário.