Início » Presidente e conselheiros federais da OAB/AL participam de votação para o CNMP

Presidente e conselheiros federais da OAB/AL participam de votação para o CNMP

Rodrigo Badaró e Rogério Varela são eleitos para representar a advocacia no colegiado

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) elegeu, nesta segunda-feira (4), os representantes da advocacia para atuar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O presidente da seccional Alagoas, Vagner Paes, e os integrantes do Conselho Federal pelo estado Cláudia Medeiros, Fernando Falcão e Marcos Méro participaram da votação.

Rodrigo Badaró e Rogério Varela foram eleitos e vão representar os advogados e advogadas do país no colegiado no biênio 2021/2023. A escolha é feita pelos conselheiros federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Além de participar da votação, a conselheira federal Cláudia Medeiros integrou a comissão de apuração dos votos, ao lado do conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Paulo Cesar Salomão Filho.

Os nomes dos eleitos seguem agora para o Senado Federal, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará uma sabatina e também votará a aprovação dos indicados. Depois, o plenário do Senado analisa as indicações e faz a votação. Em seguida, os nomes seguem para a Presidência da República.

Rodrigo Badaró tem 21 anos ininterruptos de advocacia e de serviços dedicados à Ordem, onde atuou como conselheiro seccional e federal, ouvidor-geral adjunto e representante da OAB junto ao CNMP. Já Rogério Varela destacou a importância da defesa das prerrogativas em sua sabatina e lembrou que tem 26 anos de advocacia e de dedicação à OAB.