Início » Ação de combate ao bullying da OAB Alagoas conscientiza 300 estudantes da rede pública de Rio Largo

Ação de combate ao bullying da OAB Alagoas conscientiza 300 estudantes da rede pública de Rio Largo

Comissão de Promoção da Igualdade Racial realizou ciclo de palestras a pedido da Secretaria de Educação Municipal

Uma parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e a Secretaria de Educação de Rio Largo levou ações de combate ao bullying a escolas da rede pública localizadas na Região Metropolitana de Maceió. A iniciativa alcançou 300 estudantes do ensino fundamental, distribuídos em oito escolas do município de Rio Largo, entre os meses de abril e maio.

Durante os dias 25, 26, 28 e 29 de abril e 09, 10, 12 e 13 de maio, integrantes da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/AL abordaram temas relacionados à mediação de conflitos no ambiente escolar, como bullying, racismo e intolerância. Além dos estudantes, profissionais que atuam em escolas municipais foram convidados para participar das discussões.

“A OAB Alagoas recebeu o convite por meio da Secretaria de Educação. O Município entrou em contato, solicitando apoio junto aos estudantes. O nosso objetivo foi tentar promover o debate de forma lúdica, respeitando as idades dos alunos, já que estamos diante de um público tanto de anos iniciais quanto de anos finais”, destacou Synthya Maia, vice-presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com Synthya, a abordagem incluiu não apenas a identificação do bullying, mas as formas de reação à violência em ambiente escolar. “Buscamos mostrar como reagir a esses casos, porque eles são seres humanos em formação. A ideia é, nesse processo de formação, mostrar para eles que violência não é a solução, que existem outras formas de mediar esses conflitos”, completou.

Para Edjane Pinheiro, professora do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lápis de Cor, a iniciativa deve trazer reflexos positivos para o ambiente escolar. “Essa é uma ação fundamental, porque trata de um assunto muito importante para o nosso público infanto-juvenil. Essa é uma temática [bullying] que tem que ser constantemente trabalhada nas escolas”, destaca.

A professora lembra que o combate à intolerância no ambiente escolar precisa unir esforços coletivos. “É um trabalho em grupo, desenvolvido em parceria pela direção, coordenação e professores. A OAB Alagoas veio para somar”, conclui Edjane Pinheiro.