Início » Congresso Nacional de Previdenciário iniciou retomada de grandes eventos da OAB Alagoas

Instituição planeja ciclo de eventos de âmbito nacional; encontro reuniu mais de 500 participantes em Maceió

Com um congresso inteiramente voltado para a área de direito previdenciário, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) retomou, este mês, os grandes eventos presenciais promovidos pela entidade. O I Congresso Nacional de Direito Previdenciário reuniu nomes de relevância no cenário nacional e contou com mais de 500 participantes, durante três dias, em Maceió, abrindo a série de congressos nacionais da nova gestão da OAB/AL.

O evento, realizado pela Escola Superior de Advocacia de Alagoas (ESA/AL), é considerado um marco para a área previdenciária no estado. Foram discutidos assuntos atuais, que mobilizaram toda a advocacia.  Entre os palestrantes estiveram os professores Theodoro Agostinho, Francisco Amado, Thiago Albuquerque e Daniel Martiniano Dias.

O diretor-geral da ESA/AL, José Marques, afirma que o Congresso Nacional de Direito Previdenciário foi o primeiro de grandes eventos que a escola vai produzir ao longo da gestão, que teve início este ano.

“O evento foi um grande passo para o que iremos realizar. Esses eventos vão refletir nos cursos práticos tradicionais, pois devem abrir o leque de temas para serem aprofundados nessas formações ofertadas pela ESA em Alagoas”, explicou José Marques.

Temas atuais marcam Congresso de Previdenciário – Entre os temas abordados esteve a nova lei 14.331/22, que traz mudanças quanto aos honorários periciais, novo mínimo divisor e petição inicial no processo previdenciário. As questões foram abordadas pelo professor e procurador federal Frederico Amado, que abriu o evento e discursou sobre assuntos relevantes para o direito previdenciário.

“Trouxemos os novos temas de repercussão geral pendentes em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) na matéria de direito previdenciário, especialmente a Lei 14.331/22. Foi uma satisfação voltar aos eventos presenciais comentando essa novidade para um público especializado”, enfatizou Frederico Amado.