Início » OAB/AL divulga as equipes vencedoras da Gincana Agasalhar; confira aqui!

OAB/AL divulga as equipes vencedoras da Gincana Agasalhar; confira aqui!

Grupos participarão do Curso de Formação Prática em Direitos Humanos na sede da OAB a partir do dia 11

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos definiu as equipes vencedoras da Gincana Agasalhar. Os três grupos que conseguiram participar da campanha e arrecadar mais donativos foram, respectivamente, o LADJUSC, da Faculdade Pitágoras;  o Grupo de Estudos de Direitos Humanos da Uninassau e a LAJE, do Centro Universitário Cesmac.

As equipes vencedoras vão receber um Curso de Formação Prática em Direitos Humanos, que terá início no dia 11 de julho de 2022 e acontecerá na sede da OAB, em Jacarecica. Além disso, a equipe LADJUSC, que ficou em primeiro lugar, terá a possibilidade de desenvolver, no período de 18 a 22 de julho, trabalhos como membros da Comissão.

A Gincana Agasalhar foi realizada nos meses de maio e junho, com o objetivo de arrecadar doações de casacos, cobertores e alimentos que foram destinados a instituições que prestam apoio à população em situação de rua e do Sistema Socioeducativo. A campanha também teve o intuito de inserir os estudantes do Curso de Direito na área dos Direitos Humanos e no ambiente da OAB.

 Rayza Elias, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB, destacou a importância do projeto. “Nossa intenção, desde o início, foi aproximar os estudantes de Direito tanto da Ordem como do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão. Estamos muito felizes com o resultado e com o esforço de cada equipe. Um dos nossos objetivos como Comissão é a disseminação dos Direitos Humanos na sociedade, e estamos ansiosos para trocar experiências com as equipes, tanto no Curso de Formação Prática de Direitos Humanos com as três equipes, como na Vivência Prática que será oferecida à equipe que ficou em 1º lugar.”, explicou.

Abaixo, as equipes podem conferir o cronograma prévio do Curso de Prática em Direitos Humanos. As palestras que acontecerão durante o encontro serão ministradas por diversos integrantes da Comissão, promovendo uma aproximação ainda maior entre eles.

CRONOGRAMA PRÉVIO DO CURSO DE PRÁTICA EM DIREITOS HUMANOS:

8:30 Abertura

9:00 Noções básicas de Direitos Humanos e dos Trabalhos da Comissão (Rayza)

9:40 Sistema Prisional Brasileiro e o Respeito aos Direitos Humanos (Roberto)

10:20 INTERVALO

10:40 Direitos Humanos das Minorias e Grupos Vulneráveis (Daniela)

11:20 Prática em Inspeções como Comissão de Direitos Humanos (Ana Flavia, Amanda, Gabriel e Isabelli)

12:00 Almoço

14:00 Violação dos Direitos Humanos na Abordagem Policial C/C ADPF Necessidade das câmeras portáteis (Elenita)

14:40 Racismo no Brasil e os Direitos Humanos (Mayara)

15:20 INTERVALO

15:40 Consolidação dos Direitos Humanos Diante dos Linchamentos (Ronaldo)

16:20 População em Situação de Rua: Direitos Humanos e Políticas Públicas (Arthur)

17:00 Fim