Evento discutiu inserção no mercado de trabalho, palestras, painéis temáticos e grupos de mentoria
Nos dias 9 e 10 de setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) foi sede do III Encontro Estadual da Jovem Advocacia. O evento reuniu vários profissionais de destaque no cenário local e nacional. O encontro aconteceu na sede da OAB/AL e contou com uma programação inteiramente voltada a capacitação dos jovens advogados e advogadas e dos estudantes que estiveram presentes.
O evento foi iniciado após uma mesa de abertura com a presença do presidente da Ordem, Vagner Paes, e da vice-presidente Natália Von Sohsten. A programação também contou com a presença da presidente e da vice-presidente do Conselho da Jovem Advocacia de Alagoas, Joanna Dhália e Gabriela Tavares. Em um ato inédito, todos os conselheiros e conselheiras da Jovem Advocacia compuseram a mesa de abertura.
O encontro propôs dois dias de imersão em novas áreas do direito, algumas áreas que, inclusive, não foram trabalhadas durante a faculdade; estimulou a capacitação dos jovens advogados e advogadas; e discutiu a inserção no mercado de trabalho, através de grupos de mentoria e palestras, fomentando o networking.
Durante os dois dias de evento, o Auditório da OAB Alagoas abrigou palestras com profissionais de renome no cenário local e nacional. Entre eles, a presença de Marco Antônio Araújo, Raphael Martiniano e Daniel Martiniano, que ministraram o painel sobre o tema “Empreendedorismo jurídico na prática: vivências e experiências”.
Estudantes que integram a Comissão de Relações Acadêmicas do Conselho Jovem foram pioneiros no projeto dos grupos de mentoria no sábado (10). Enquanto painéis e palestras aconteciam no auditório, simultaneamente, em outras salas da OAB/AL, grupos de mentoria discutiam sobre nichos específicos que não são discutidos habitualmente, como Direito Desportivo, Direito Militar e Direito Migratório.
Durante o encontro, o Conselho Jovem da OAB/AL também promoveu sorteios de brindes para aqueles que estavam presentes e um happy hour com os participantes. O momento de descontração tinha como intuito estimular o networking entre a jovem advocacia.
Para a presidente do Conselho da Jovem Advocacia de Alagoas, Joanna Dhália, o evento propôs dois dias de capacitação à jovem advocacia. “Foram dois dias de evento com uma riquíssima troca de experiências para jovens do litoral ao sertão alagoano. Em todos os painéis tivemos interessantes debates que são fundamentais para o desenvolvimento da jovem advocacia. A mistura de palestrantes locais com convidados de todo o Brasil, selaram o sucesso desse encontro. Além disso, as mentorias foram extremamente elogiadas e os participantes adoraram esse formato que oportuniza um contato direto com profissionais especializados”, afirmou ela.
Gabriela Tavares, vice-presidente do Conselho da Jovem Advocacia de Alagoas, destacou a importância do evento e da aquisição do lançamento da Caravana da Jovem Advocacia. “Foi muito gratificante ver tudo que o encontro propôs. Tivemos o lançamento da Caravana da Jovem Advocacia que vai nos auxiliar para a ida até o Encontro Nacional da Jovem Advocacia, que acontecerá em Salvador, em novembro. Tivemos a certeza de que a jovem advocacia saiu desse encontro mais preparada para o mercado de trabalho”, ressaltou ela.