Início » Estudantes de Direito participam de Concurso de Júri Simulado promovido pela OAB/AL

Evento acontece até o próximo dia 22 e reúne alunos de dez instituições de ensino superior

Teve início, nesta segunda-feira (12), o IV Concurso de Júri Simulado da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Organizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento vai reunir, até o próximo dia 22, estudantes de dez instituições de ensino superior do estado, que se tornarão advogados e advogadas de defesa e acusação, para expor suas teses relacionadas a casos reais, que foram a julgamento em Alagoas, em busca da condenação ou da absolvição dos acusados.

Este ano, o evento está homenageando o advogado Francisco Sales, que é considerado referência em Alagoas quando o assunto é tribunal do júri. Ele faleceu em dezembro do ano passado, vítima de um câncer. Durante a solenidade de abertura do concurso, familiares do profissional estiveram presentes e foram homenageados.

Para o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, o concurso pode ser considerado um dos grandes eventos jurídicos de Alagoas, que proporciona interação entre a comunidade acadêmica e a Ordem e propicia a vivência única do júri.  “O júri é o ápice da vida profissional de qualquer advogado criminalista. Um momento único. Por isso, é com grande satisfação e felicidade que retomamos esse grande concurso”, afirmou, ressaltando a importância de Francisco Sales na área.

“Quem teve a oportunidade de assistir a um júri com o dr. Francisco Sales sabe que ele era diferenciado, fora da curva. Um dos maiores advogados que esse estado já viu”, completou Vagner Paes.

O primeiro “embate” entre as instituições de ensino de Direito aconteceu entre alunos do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Raimundo Marinho (FRM). Com um grupo na acusação e outro na defesa – posição definida por meio de sorteio prévio – eles estudaram e atuaram para convencer os jurados a respeito de suas teses. Os vencedores seguem para a próxima etapa da competição.

De acordo com o diretor da ESA, José Marques, o evento chega este ano completamente reformulado, para deixar os estudantes cada vez mais instigados e com vontade de aprender. “Esse é um evento sem igual, que consegue apaixonar a todos, porque trata do tribunal do júri, onde temos teses opostas e no qual vence quem melhor argumenta. Esse evento faz com que os estudantes se aproximem da OAB. Além de uma competição, é também um momento de fazer networking e isso é muito importante”, falou.

O Concurso de Júri Simulado de fato reproduz um julgamento real. Tem como juiz o presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/AL, Hugo Trauzola, e começou com o sorteio dos jurados – com recusa ou não das partes – passando pelo juramento dos jurados; explanação da acusação e da defesa.

Além dos estudantes do Cesmac e da FRM, também participam do evento alunos da Pitágoras; da Faculdade Delmiro Gouveia; da Fasvipa; da Unit; da Uninassau; do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ); da Faculdade Seune; e da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todos os embates foram definidos por sorteio. As semifinais acontecem nos dias 19 e 20 de setembro, com a definição do 3º colocado no dia 22, mesmo dia em que acontece a grande final.