Início » OAB Alagoas lança cartilha de saúde mental voltada para advogados e advogadas

OAB Alagoas lança cartilha de saúde mental voltada para advogados e advogadas

Material está disponível no site da Ordem e alerta sobre os problemas mais comuns que afetam a advocacia

Encerrando o mês de setembro com chave de ouro, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais, lançou, nesta sexta-feira (30), durante reunião do Conselho Seccional, a primeira Cartilha de Saúde Mental da OAB/AL, que visa orientar os advogados e advogadas para que fiquem alertas aos sinais que apontam para algum transtorno mental e, assim, possam cuidar da própria saúde.

O lançamento acontece no dia em que se encerra o “Setembro Amarelo”, mês conhecido pela campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Diante de tantas demandas do dia a dia, é preciso parar para cuidar e observar como está a própria saúde.

Para a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Ordem, Andréia Feitosa, a cartilha é apenas um passo para a implantação de um programa de auxílio à classe, que é uma das que mais convivem com pressão diária no trabalho, sendo, por isso, uma das mais vulneráveis a apresentar algum tipo de problema de saúde mental.

“A Cartilha da Saúde Mental é um dos primeiros passos para que a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas implante um programa de auxílio e apoio aos advogados e advogadas, afinal de contas, a advocacia é uma das profissões que mais mexem com a mente humana, mexe de forma intensa, pois a gente tem que lidar, no dia a dia, com os problemas dos nossos clientes e resolver esses problemas, além de toda a cobrança da sociedade, toda a cobrança do meio em que a gente vive”, afirma Andréia Feitosa.

A cartilha da OAB/AL foi baseada em um material divulgado pelo Conselho Federal em 2019, quando o mundo ainda não tinha passado pela pandemia de Covid-19. Por isso, o conteúdo lançado hoje traz, como diferencial, transtornos que surgiram após o período pandêmico, quando as pessoas foram obrigadas a ficar longe uma das outras e os problemas mentais se acentuaram.

Além de apontar os problemas, a cartilha, que foi elaborada com o apoio da psicóloga Anna Pryscylla Calheiros, também mostra as terapias disponíveis e indicadas para cada tipo de transtorno. Ou seja, é um ponto de apoio completo para a advocacia que precisa de ajuda emocional.

“Ser advogado exige muito de nós. Essa é uma cartilha despretensiosa, mas que visa fazer com que nossos colegas advogados e advogadas abram seus corações, falem sobre os seus problemas. Muitas vezes, as pessoas estão com problemas e não têm coragem, têm receio e vergonha de falar o que estão sentindo. É uma questão também de sermos mais empáticos, observarmos mais os colegas. Estamos finalizando o Setembro Amarelo e esse é um passo muito importante da OAB Alagoas no sentido de auxiliar toda a advocacia”, pontua Andréia.