Início » Com equipes em Maceió e no interior, OAB Alagoas considera eleições 2022 tranquilas

Não foram registradas intercorrências graves em sessões; Ordem sediou votação paralela

Com equipes distribuídas em Maceió e no interior de Alagoas, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) registrou uma votação tranquila neste domingo (2). Integrantes do Observatório Eleitoral criado pela OAB atuaram de forma complementar na fiscalização das eleições, mas não registraram intercorrências consideradas graves. A entidade sediou, em Jacarecica, a votação paralela que garante a integridade das urnas.

No início desta manhã, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, acompanhou o início dos testes de integridade realizados em 20 urnas sorteadas ontem (1) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Na oportunidade, o presidente da Ordem recebeu o presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, e o juiz auxiliar da presidência do TRE/AL, Hélio Pinheiro, que foram conferir os trabalhos.

“A Ordem vem acompanhando todo o processo eleitoral, desde o seu início, inclusive, sediando as eleições paralelas e os testes de integridade. Também estamos recebendo denúncias, por meio do Observatório Eleitoral. Além disso, estamos atuando de forma complementar na fiscalização. A OAB em Alagoas vem cumprindo com o seu papel em defesa da sociedade e Estado Democrático de Direito”, frisou Paes.

Este ano, por meio do seu Observatório Eleitoral, a OAB/AL tem atuado em Maceió e no interior do estado, com representantes da entidade em cada uma das subseções da Ordem em Alagoas. De acordo com Davi Lima, coordenador do Observatório, ao longo do dia de votação, não foram registradas intercorrências consideradas graves, apenas observadas filas em algumas sessões de votação.

“Nós começamos o dia acompanhando a abertura da sessão no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Depois fomos para a sede da OAB/AL, para acompanhar a votação paralela. É importante destacar que o Observatório Eleitoral está em todo o estado, presente em todas as subseções. Os membros do Observatório vão acompanhar até o final da votação, até a conclusão da apuração e divulgação dos resultados”, explicou Davi Lima.

A Diretoria de Prerrogativas da OAB Alagoas também acompanhou todo o processo eleitoral, garantindo o direito de atuação de advogados e advogadas. “Foi muito importante o envio da resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, assegurando o pleno exercício da advocacia, aos juízes eleitorais. Isso garantiu que evitássemos problemas em relação à advocacia. Esse trabalho desempenhado pelo TRE é muito importante”, frisou o diretor de Prerrogativas da OAB Alagoas, Marcondes Costa.