Início » Comissão de Bem-Estar Animal da OAB firma parceria para garantir vacinas e castrações em abrigos

Gabinete da Causa Animal e Unidade de Vigilância de Zoonoses são parceiros em visitas a instituições

Uma parceria idealizada pela Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai garantir a vacinação e a castração de animais abrigados em instituições protetoras de Maceió. O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da capital serão parceiros em visitas que serão realizadas.

A medida busca atender o alto número de animais abrigados em organizações ou com protetores independentes que precisam de vacinas básicas, atendimentos e castrações. A ideia é, por meio da parceria, levar o Castramóvel até os abrigos visitados. A iniciativa deve facilitar o atendimento, evitando os custos dessas demandas e a necessidade do deslocamento até as clínicas.

Um dos projetos agraciados com a ação foi o “Projeto Miau”, uma organização não governamental que cuida de, aproximadamente, cento e vinte felinos. A comissão esteve no espaço, onde constatou que o local está apto a receber os animais. Durante as visitas, a comissão verifica o tamanho do ambiente, se o espaço é amplo e arejado e se este está propício a comportar os animais.

Outra ação que é realizada no decorrer dessas visitações é analisar, junto dos responsáveis pelas organizações, as prioridades do local. Enquanto conversavam com o coordenador do Projeto Miau, foi estabelecida a necessidade de castração dos felinos. A comissão então promoveu uma força-tarefa com os outros órgãos.

Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, destaca que, para receber a força-tarefa, é necessário que os coordenadores das organizações entrem em contato com o colegiado e façam a solicitação das visitas. “Nós pretendemos dar seguimento em outros projetos, lembrando que sempre estaremos aptos a qualquer convite, qualquer divulgação, e é necessário que o representante do projeto venha a nos solicitar, ou que a comissão receba indicação da sociedade civil de quais projetos nós devemos encaminhar a visitação e o acompanhamento”, explicou ela.