Início » NOTA – Comissão da Mulher Advogada

NOTA – Comissão da Mulher Advogada

As Comissões da Mulher Advogada de todo Brasil vêm manifestar o seu repúdio acerca das declarações preconceituosas e xenófobas da advogada Flávia Aparecida Moraes, então vice presidente da CMA de Uberlândia, sobre o nordeste do país.

Inobstante o direito à liberdade de expressão, este não encampa nem protege manifestações notadamente preconceituosas que visam agredir, diminuir ou menosprezar outrem.

O Nordeste possui mais de 53 milhões de pessoas, representando cerca de 25% do Brasil, sendo a segunda região mais populosa. Durante o período colonial, a região Nordeste era um dos principais polos da economia do Brasil, sendo até os dias atuais fundamental para o país em termos de economia e cultura, além de ser mundialmente conhecido pelo seu povo hospitaleiro, forte e resiliente.

Manifestações ofensivas não estão em consonância com os ideais institucionais ou constitucionais de respeito, solidariedade, civilidade, diversidade e urbanidade, que devem ser princípios norteadores para a construção de uma sociedade digna, justa e inclusiva.

Dessa forma, as Comissões da Mulheres Advogadas se manifestam em repúdio às expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese que nossa região seja tratada com menosprezo.

Parabenizam a OAB/MG pela destituição do cargo e encaminhamento do caso ao TED do caso.

Rachel Peixoto Ramalho – OAB/AL
Beatriz Sousa – OAB/PI
Gabrielle Maués – OAB/PA
Genaina Vasconcellos – OAB/ES
Flávia Ribeiro – OAB/RJ
Izabelle Ramalho – OAB/PB
Christiane Leitao – OAB/CE
Antonia Algarina de Sousa – OAB/RR
Emma Buenro – OAB/PR
Marlene de Souza Parisotto – OAB/AM
Tatiana Karla Almeida Martins – OAB/AC
Harini Cecchin – OAB/TO
Fabíola Ariadne – OAB/GO
Isabela Castro de Castro – OAB/SP
Nildete Santana de Oliveira – OAB/DF
Nathusa Chaves – OAB/MA
Isabela Lessa – OAB/PE
Vânia Furtado de Araújo – OAB/RN