Início » Sistema de atendimento vai facilitar trabalho de criminalistas em Alagoas

Sistema de atendimento vai facilitar trabalho de criminalistas em Alagoas

Advogados e advogadas poderão agendar atendimentos no sistema prisional, com dia e hora marcados

Os advogados e advogadas de Alagoas que atuam na área criminal, em breve, terão a oportunidade de falar com os clientes, reeducandos do sistema prisional, com dia e hora marcados. Um sistema de atendimento elaborado pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), foi apresentado, esta semana, à Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e estará em funcionamento nos próximos dias.

O uso do sistema para atendimento aos clientes no presídio será opcional para os advogados e advogadas que desejarem utilizá-lo. Para isso, os profissionais farão um breve cadastro e escolherão, entre as opções disponíveis, o dia e horário de sua preferência. Na data e hora agendados, o atendimento será realizado.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Leonardo de Moraes, o sistema vai facilitar a atuação da classe nos presídios, de forma que os advogados e advogadas não precisarão mais esperar e enfrentar fila, além de não correrem o risco de terem os atendimentos cancelados. “Com esse sistema, o profissional não perderá mais tempo quando for ‘subir’ pro sistema, pois o cliente já vai estar esperando na hora marcada, sem risco de cancelamento”, pontua Moraes.

Além disso, o novo sistema também vai proporcionar aos criminalistas localizarem seus clientes, sem que seja preciso procurar, in loco, em que unidade prisional ele se encontra. Basta que o nome do preso seja colocado no campo direcionado para este fim e ele será encontrado, sem grandes complicações.

O sistema foi apresentado à Caixa de Assistência dos Advogados durante reunião ocorrida na Seris, em Maceió. Na ocasião, os representantes da Ordem pontuaram alguns ajustes necessários para o atendimento das necessidades da classe. Essas mudanças serão implementadas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da pasta para que, ainda neste mês de novembro, a nova plataforma possa ser disponibilizada.

Inspeções das comissões

Ainda durante a reunião, OAB/AL e Seris trataram sobre a regulamentação das inspeções realizadas pelas comissões da Ordem no sistema prisional. Uma minuta foi entregue à CAA/AL para que sejam feitas eventuais observações, de forma que a portaria seja elaborada de forma conjunta.

“As comissões fazem inspeções ordinárias e extraordinárias nos presídios e tem que ter dia marcado, segurança para acompanhar, tem a questão dos equipamentos como celular e máquina fotográfica. Tudo isso vai ser resolvido. Com a regulamentação, teremos algo previsto”, finaliza Leonardo de Moares.