Início » Seminário vai reunir, em Alagoas, grandes nomes da área de Direitos Humanos

Seminário vai reunir, em Alagoas, grandes nomes da área de Direitos Humanos

Evento acontece de 8 a 10 de dezembro, em Maceió e Arapiraca; inscrições estão abertas

De 8 a 10 de dezembro, os Direitos Humanos estarão sendo discutidos no Estado em um seminário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da seccional e da subseção de Arapiraca. O evento acontecerá em dois municípios, abarcando um maior número de advogados, advogadas e pessoas da sociedade civil interessadas no assunto. 

O Seminário de Direitos Humanos contará com seis mesas que discutirão temas de grande relevância, como “Os direitos humanos a partir da interdisciplinaridade”, que será tratado por Jaqueline Lima, Roberto Moura e Maria Lucia Pereira; “Violência policial e segurança pública”, com Rodrigo Mondego e Gabriel Bulhões e “O papel da Ordem dos Advogados do Brasil na proteção dos direitos humanos no Brasil e em Alagoas”, com Everaldo Patriota, Tutmés Airan e Anne Fidelis. 

Além disso, também serão abordados os temas “População em situação de rua”, com Jorgina Sales e Arthur Lira; “Direitos Humanos nas escolas, saúde mental e luta antimanicomial”, com Laura Fernandes e Ronaldo Cardoso; “A importância da mídia para divulgação de violações aos direitos humanos”, com Inaldo Valões, Tiago Vicente Soares e Fábio Lopes; “A produção mineratória e a justiça socioambiental, troca de experiências sobre o papel da ciência e do sistema de justiça”, com Camila Prates, Júlio Alt, Diego Freitas e Vivianny Galvão; e “Sistema prisional e direitos humanos”, com Ada Rízia, Fernando Rodrigues, Flavio Candotti e Rogério Guedes.

No dia 8, o evento será realizado na sede da OAB em Arapiraca. Já nos dias 9 e 10, vai ocorrer na sede da Ordem em Maceió, em Jacarecica. A entrada no evento, que é voltado para profissionais da advocacia e pessoas da sociedade civil como um todo, custa R$ 30 e a participação no seminário garante um certificado de 50 horas. 

Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL, Roberto Moura, o evento vai fechar o ano de 2022 com chave de ouro, abordando temas de relevante importância e reunindo pessoas com alta qualificação para discutir os assuntos voltados à área. 

“O seminário tem uma importância ímpar no calendário da comissão de defesa dos direitos humanos, considerando que é um momento de unirmos a teoria qualificada com a prática combativa da garantia dos direitos humanos de todos os alagoanos e alagoanas. Nesse sentido, convocamos vários painelistas que são pesquisadores e/ou militantes na luta contra a violação de direitos humanos, no intuito de qualificarmos os membros da comissão e levarmos este debate para toda a sociedade alagoana”, afirmou Roberto. 

As inscrições podem ser feitas on-line, por meio do link https://doity.com.br/seminarioestadual-direitoshumanos-oabal