Início » Advocacia apresenta demandas da categoria à Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social

• Maceió

OAB, Caixa de Assistência dos Advogados e associações discutiram propostas com o secretário Diogo Teixeira

A advocacia alagoana apresentou, nesta quarta-feira (4), propostas de melhoria no sistema prisional do estado, durante reunião com o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira. O encontro contou com a participação de membros da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e de associações de criminalistas.

Na oportunidade, foram apontados a necessidade de reforma de parlatórios e da sala da Chefia Especial de Unidades Penitenciárias; de ajustes nos horários para atendimento; a liberação de detentos com alvará de soltura; o agendamento de atendimentos; além da efetivação do parlatório virtual.

“Considero muito produtiva a reunião marcada pelo secretário Diogo Teixeira, que reuniu não só a Ordem, mas as associações de classe que lidam com o atendimento penitenciário. Esse alinhamento é importante. A OAB está de portas abertas e será uma colaboradora intensa e sistemática do sistema de ressocialização de Alagoas”, destacou o presidente da OAB/AL, Vagner Paes.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL), Leonardo de Moraes, ressaltou que o encontro desta quarta-feira é o primeiro de uma série que deve ocorrer. “A reunião foi feita para uma apresentação do novo secretário. A partir de agora, nós devemos ter reuniões temáticas, para discutir o detalhamento das demandas da advocacia”, frisou.

Além do presidente da OAB Alagoas e da Caixa de Assistência dos Advogados, participaram representantes das comissões de Defesa dos Direitos Humanos, de Relações Penitenciárias, da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) e da Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas (Acrimal).

“Fico muito feliz em receber os representantes da advocacia. Nós tivemos uma conversa muito produtiva, na qual a advocacia teve a oportunidade de reconhecer avanços e de apontar pontos de melhoria. Esse é o posicionamento da secretaria, não só com a OAB, mas com todos os atores envolvidos na ressocialização. Já conversei com sindicatos, com associações, e estou fazendo uma compilação de tudo o que foi indicado, para que possamos colocar em nosso plano de ação”, pontuou o secretário Diogo Teixeira.