Evento acontecerá na sede da Ordem, às 19h; participantes devem doar 2kg de alimentos não perecível
Com a proposta de esclarecer dúvidas sobre as garantias e os deveres de pacientes e profissionais da saúde, a Comissão de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) promove, nesta quinta-feira (2), o II Workshop de Direito Médico e Saúde. O encontro acontece na sala do Conselho Seccional, às 19h. Os participantes devem doar 2kg de alimentos não perecíveis.
Durante o encontro, serão debatidos assuntos como os Direitos e Deveres dos Pacientes e dos Médicos; Cannabis Medicinal; Dúvidas dos Médicos sobre Processos; Responsabilidade Civil do Médico Residente e Cirurgias Estéticas e suas implicações.
Para ilustrar os temas e reforçar as discussões, a comissão apresentará casos reais, como situações de liminares que foram negadas ou concedidas, e casos que tiveram repercussão no estado e no país. Embora o evento seja destinado aos profissionais e estudantes das áreas do direito e medicina, a comissão também espera receber a sociedade em geral, visto que serão discutidos os direitos e os deveres dos pacientes.
O evento contará ainda com a participação de membros da comissão e de advogados e advogadas de Alagoas e do Brasil, entre eles, o advogado pernambucano Eduardo Dantas, que é referência em Direito Médico e Odontológico e autor de obras sobre o tema. O advogado vai ministrar palestra com o tema “A inaplicabilidade da Teoria da Perda de uma Chance em Processos de Responsabilidade Civil Médica”.
Priscilla Lessa, vice-presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde, destaca a importância da segunda edição do Workshop. “Este é o nosso segundo Workshop e, desde que assumimos, no ano passado, estamos comprometidos com o dever de auxiliar a população, tanto a população que é paciente, quanto os profissionais da área da saúde. Por este motivo, o evento é de extrema importância à população em geral. Vamos discutir os direitos e deveres dos pacientes, como a autonomia de decisão sobre os tratamentos, e as garantias e os limites dos profissionais da saúde”, explicou ela.
As inscrições para o workshop estão abertas e aqueles interessados em participar devem se inscrever através do link https://doity.com.br/workshopdedireitomedicodaoabal . Será disponibilizado ainda um certificado de participação.