Início » Comitê fará diagnóstico de ações prioritárias do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

Comitê fará diagnóstico de ações prioritárias do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

Durante reunião na sede da OAB/AL, membros debateram sobre os eixos temáticos da educação e também sobre segurança nas escolas

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) sediou, esta semana, a 4ª reunião ordinária do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, que foi aberta pelo presidente da Ordem, Vagner Paes. Na ocasião, foram apresentadas ações que vêm sendo realizadas dentro da temática do comitê e discutidas as ações programáticas dos cinco eixos educacionais, que ganharão grupos temáticos para que seja apresentado um diagnóstico sobre as ações que precisam ser implantadas no estado. 

Durante o encontro, Vagner Paes colocou a estrutura da Ordem à disposição do comitê e os membros das comissões presentes apresentaram os resultados de algumas ações relacionadas à educação em direitos humanos. De acordo com o secretário-geral da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL, Arthur Lira, as discussões realizadas durante a reunião foram bastante proveitosas. 

“Hoje debatemos as ações programáticas dos cinco eixos oriundos do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, que são a Educação Básica, Educação Superior, Educação não-formal, Educação dos profissionais do sistemas de segurança e Educação e mídia. A partir dessas discussões, ficou deliberado que serão criados grupos de trabalho em torno desses eixos temáticos para que seja apresentado um diagnóstico de quais são as ações prioritárias neste momento que o Governo do Estado precisa conduzir para efetivar essa política”, afirma Arthur Lira. 

Além de tratar sobre os eixos temáticos, o momento também abordou a temática da segurança nas escolas, diante dos últimos episódios ocorridos no país. Na ocasião, duas representantes da Segurança Pública falaram sobre as ações realizadas pelo estado, no sentido de garantir o bom andamento das aulas e a segurança de toda a comunidade escolar. 

As reuniões do comitê acontecem quinzenalmente, de forma itinerante. Na desta quarta-feira, estiveram presentes, além dos membros da OAB/AL, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); da Secretaria Municipal de Educação (Semed); da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).