Início » Caravana de Prerrogativas chega a Alagoas nos dias 8 e 9 de maio, em Maceió e Arapiraca

Caravana de Prerrogativas chega a Alagoas nos dias 8 e 9 de maio, em Maceió e Arapiraca

Evento tem a proposta de ouvir advogados e advogadas e levantar os problemas enfrentados por eles no exercício da profissão

A defesa das prerrogativas da advocacia é uma das prioridades da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e, nos próximos dias 8 e 9 de maio, nos municípios de Maceió e Arapiraca, respectivamente, o assunto vai ser discutido de forma ampla durante a Caravana de Prerrogativas, uma iniciativa do Conselho Federal que tem o objetivo de ouvir advogados e advogadas e buscar soluções para diminuir os casos de desrespeito à classe. 

Todos os advogados e advogadas do estado podem participar. Em Maceió, o evento acontece na sede da OAB/AL, em Jacarecica. Em Arapiraca, os debates ocorrerão na sede da Subseção da Ordem na cidade do Agreste. O início do evento será sempre às 9 horas e as discussões devem se estender durante toda a manhã. Alagoas é um dos primeiros estados do país a receber a iniciativa, que vai percorrer todas as unidades federativas. 

Para o diretor de Prerrogativas da OAB/AL, Marcondes Costa, além de ouvir os reclames da advocacia alagoana, a caravana também tem como objetivo indicar as soluções e mostrar o trabalho que já vem sendo feito para tentar, se não acabar, pelo menos diminuir, consideravelmente, os desrespeitos ao exercício profissional da advocacia. 

Após os debates, que vão acontecer no período da manhã, tanto em Maceió quanto em Arapiraca, os membros da OAB/AL e do Conselho Federal farão visitas institucionais às forças de segurança do estado, aos fóruns e à sede da Justiça Federal. 

“Faremos essas visitas para levar os reclames da advocacia para as forças de segurança e o Poder Judiciário, para que a gente possa ter uma tranquilidade no exercício da profissão. A Caravana de Prerrogativas é um evento de extrema importância para o exercício da advocacia, pois vai ouvir a classe”, pontua Marcondes. 

Ele destaca que ninguém melhor para falar sobre os problemas vivenciados pelos advogados e advogadas do que os próprios profissionais. “São os advogados que conhecem as agruras e as dificuldades, e que estão no dia a dia, no balcão dos fóruns e das delegacias, sentindo na pele, muitas vezes, essa cultura de desrespeito. Queremos ouvir, compreender melhor, como a gente já vem fazendo, para que  possamos adotar medidas, seja pelo diálogo, ou por meio de ações mais enérgicas que estão disponíveis na legislação, para que possamos coibir e punir esse tipo de atitude. Com a caravana, poderemos ter um panorama, um raio x da advocacia brasileira e suas dificuldades, para que possamos, realmente, combater os problemas”, completa Marcondes Costa. 

Além do presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, do diretor de prerrogativas da Ordem e dos conselheiros federais de Alagoas, titulares e suplentes, também participam da caravana no estado o presidente Nacional de Prerrogativas, Ricardo Breier; o procurador Nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis; e a presidente da Comissão Nacional da Mulher, Cris Damasceno.