Início » Após reunião com a OAB/AL, TJ decide manter Fórum do Benedito Bentes em funcionamento

Após reunião com a OAB/AL, TJ decide manter Fórum do Benedito Bentes em funcionamento

Presidente da Ordem, Vagner Paes, se empenhou pessoalmente para atender demanda da advocacia (Foto: Caio Loureiro/ASCOM TJ/AL)

O Fórum do Benedito Bentes continuará em funcionamento. O anúncio foi feito pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) nesta terça-feira (27), após reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes. O presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, afirmou que o equipamento será reformado para proporcionar melhorias para os magistrados e servidores, além de um melhor atendimento à população.

A proposta de desativação do Fórum havia surgido diante da falta de segurança na região em que o equipamento está instalado. A OAB/AL, então, iniciou o diálogo com o TJ/AL para evitar o fechamento do espaço que facilita o trabalho dos advogados e advogadas que atuam na parte alta de Maceió. No local, funciona a 25ª Vara Cível (Família) e o 10º Juizado Especial.

Antes da reunião no TJ, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, a vice-presidente Natália Von Sohsten e outros membros da Ordem participaram de um café da manhã com a advocacia que atua na região do Benedito Bentes. Na ocasião, eles ouviram o pleito da classe, que ressaltou a importância do equipamento continuar funcionando na localidade.

Vagner Paes afirmou que a decisão do Judiciário em manter o Fórum do Benedito Bentes mostrou grandeza e compromisso com a sociedade civil. “Essa decisão atende, de forma satisfatória, a toda a sociedade. Tenho certeza que o Tribunal sai fortalecido e mostra toda a sua grandeza, com todos satisfeitos e a comunidade tendo os serviços ampliados naquela região. Gostaríamos de dizer que, desde o primeiro momento, o presidente Fernando Tourinho se mostrou sensível à pauta”.

Com a manutenção do equipamento, a Polícia Militar irá reforçar a segurança dentro e no entorno do espaço.

“O Fórum vai permanecer. Há um consenso hoje dentro do Poder Judiciário. Nós vamos, na verdade, investir no Fórum do Benedito Bentes, vamos reformar, instalar um Cejusc [Centro de Conciliação] e uma sala para a equipe técnica, dando uma melhor condição de atendimento à população”, disse o desembargador, durante a reunião desta terça-feira.

Também participaram do momento o vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha; a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; os advogados Robério César, Allan Pierre, Mary Peixoto e Eliane Carvalho; o conselheiro tutelar Júnior Mendonça; a chefe de gabinete da Presidência, Mariá Tenório; o vereador Siderlane Mendonça; a promotora de justiça Adriana Feijó e o líder comunitário Carlos Alberto.