Início » Comissões da OAB participam de painéis na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Comissões da OAB participam de painéis na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Evento acontece no Centro de Convenções, de 11 a 20 de agosto; integrantes das Comissões de Direito Cultural; de Propriedade Intelectual e de Mediação e Arbitragem estarão presentes (Foto: Divulgação/Secom Alagoas)

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) marcará presença no maior evento literário do estado: a 10ª Bienal Internacional do Livro, que acontece no próximo mês de agosto, em Maceió. Integrantes das Comissões de Direito Cultural; de Propriedade Intelectual e de Mediação e Arbitragem da Ordem participarão de painéis que prometem levar muita informação para o público.

O primeiro momento acontece no dia 13, a partir das 18h, na Sala Manguaba do Centro de Convenções. Nele, será abordado o tema “Direitos Culturais”. Advogados, artistas, produtores culturais e a sociedade civil em geral podem participar do momento, que tem o objetivo de abordar a temática enquanto Direito Cultural, além de conscientizar sobre a importância da valorização e proteção da cultura no desenvolvimento humano e econômico do país.

De acordo com a presidente da Comissão de Direito Cultural da Ordem, Flaminhia Silva, o painel vai promover uma aproximação entre produtores culturais, sociedade civil e advocacia, mostrando que a OAB Alagoas está à serviço da garantia do direito à cultura.

“A primeira participação da OAB Alagoas na Bienal Internacional do Livro, através da Comissão de Direito Cultural, é de grande importância porque sinaliza a toda a sociedade, incluindo a classe artística e advocatícia, que a advocacia alagoana está a serviço da garantia do direito à cultura, tanto na perspectiva dos fazedores de cultura quanto na perspectiva de acesso à vida cultural do cidadão. Como os temas abordados também têm viés acadêmico, isso demonstra que nós, advogados, estamos dedicados a olhar para o assunto com seriedade e profundidade”, pontua, destacando que o painel será dividido em diversos momentos.

Além de Flaminhia, também participam do momento os advogados Laryssa França e Antônio Ugá.

Já no dia 16 de agosto, das 19h às 21h, na Sala Pajuçara, acontece o painel Direito Autoral: proteção, usos e violação, que será voltado para advogados e advogadas, estudantes, autores e todos que desenvolvem conteúdos autorais. De acordo com a presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/AL, Branca Alves, o momento tem o objetivo de debater sobre o que pode ser protegido e de que forma isso pode acontecer.

“Muitas vezes não sabemos o que pode ser protegido, como proteger e ou mesmo como não violar direitos de outros autores. Nossa intenção é proporcionar uma roda de conversa, trazer discussões e abrir o debate interagindo com o público sobre seus interesses”, afirma Branca Alves.

Além dela, também participam do painel o vice-presidente da comissão, Geraldo Freitas, e a coordenadora da pasta de Direitos Autorais e Conexos da Comissão, Milla Pazan. O público interessado no assunto e que quiser enviar dúvidas por vídeo, para que as respostas sejam dadas durante o painel, podem encaminhar para o e-mail [email protected].

A terceira participação da OAB na Bienal ocorrerá no dia 17 de agosto, com a presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Karin Marques, falando, a convite do Sebrae, sobre um pouco da sua trajetória como advogada. O painel “Empreendedorismo na prática: transformando vidas e carreiras” vai integrar o IV Encontro Estadual de Educação Empreendedora e acontecerá de 14h às 14h35, no Auditório Pajuçara.

“Estarei falando sobre a minha trajetória de vida, desde a maternidade, a desistência de um emprego público, a vinda para a capital sem conhecer ninguém, a formação em Direito e a minha busca constante por melhoria e aprendizado”, afirma Karin Marques.

No dia 20 de agosto, às 16h, ela também participa do lançamento do livro “Mediação de Conflitos – Prática Conciliatória e Acesso à Justiça como Instrumento Adequado à Pacificação Social”, onde terá um artigo publicado.

A participação em todos os momentos é gratuita e é recomendável chegar alguns minutos antes para credenciamento. As salas estão sujeitas a lotação.