Início » V Concurso do Júri Simulado acontece em Maceió entre os dias 16 e 27 de outubro

V Concurso do Júri Simulado acontece em Maceió entre os dias 16 e 27 de outubro

Durante o evento, estudantes de Direito de faculdades de Alagoas terão a oportunidade de atuar como defesa ou acusação em processos criminais reais, já julgados e já transitados em julgado

Está confirmado. Entre os dias 16 e 27 de outubro, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai se transformar em um verdadeiro plenário do júri. Nesses dias, estudantes de Direito de faculdades do estado estarão participando do V Concurso do Júri Simulado, onde poderão vivenciar na pele o que os promotores, advogados e advogadas sentem quando estão na defesa ou na acusação de um réu. 

Realizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento tem o objetivo de promover uma integração entre a teoria acadêmica e a prática jurídica aos futuros profissionais da área. Durante o evento, os alunos de Direito farão o papel de acusação, representando o Ministério Público, e o de defesa em processos criminais de homicídios já julgados e já transitados em julgado. 

Cada equipe participante contará com seis estudantes, sendo três deles titulares e três suplentes. Uma Comissão Julgadora composta por até trinta advogados inscritos na OAB Alagoas será a encarregada de examinar e julgar os trabalhos dos estudantes, atribuindo notas a cada um deles. Entre os critérios avaliados, estarão o domínio da Língua Portuguesa e o vocabulário; o raciocínio jurídico e o poder de argumentação; a oratória e a retórica, e a obediência aos critérios éticos de regência da acusação e defesa. 

Para o diretor da ESA, José Marques, durante o evento, os estudantes de Direito têm a chance de desenvolver habilidades para atuarem no Tribunal do Júri, de forma que todos saem ganhando muito conhecimento. “O júri simulado é um dos maiores eventos que a OAB realiza, voltado para os estudantes de Direito, onde os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver habilidades para o Tribunal do Júri. É uma grande competição entre as instituições, competição esta que não tem o intuito de criar animosidade entre os envolvidos, mas de ser uma grande confraternização entre as faculdades de Direito de Alagoas”, pontua Marques. 

A escolha para saber se a equipe vai representar a defesa ou a acusação, assim como o caso que será colocado em julgamento, é feita por meio de sorteio, que já foi realizado. Cada equipe terá o tempo de uma hora para fazer a sustentação oral e expor suas teses, de forma que todos os participantes do grupo se manifestem. Para replicar e treplicar, cada equipe terá o prazo máximo de 30 minutos. 

Os três alunos que tiverem os melhores desempenhos durante os júris serão premiados com medalhas. Também haverá premiações, com medalhas, para as três melhores equipes. As faculdades dos grupos que obtiverem 1ª, 2ª e 3ª colocações receberão placas de premiação.

“Durante o evento, você vê o esforço desses meninos e meninas que participam do Tribunal do Júri e se dedicam estudando com seus professores os processos, a oratória, os discursos para se apresentarem e conquistarem os jurados para obterem êxito nas suas defesas ou acusações na simulação. Este ano, contaremos com o maior número de faculdades inscritas”, afirma Marques.

Outro diferencial desta quinta edição do evento é que, durante a abertura, será feita uma homenagem à advogada Maria Aparecida, a primeira advogada criminalista do Sertão de Alagoas. Além disso, também serão realizadas palestras voltadas ao tribunal do júri. A inscrição para a abertura do concurso já está aberta e pode ser realizada por meio do link https://doity.com.br/abertura-vconcurso-jurisimuladooabal .

Confira a programação das disputas:

17/10 – Disputa 1

14h

Cesmac Sertão (acusação) X UMJ (defesa)

https://doity.com.br/cesmacsertao-x-umj

17/10 – Disputa 2

17h

Unima (acusação) X FDA Ufal (defesa)

https://doity.com.br/unima-x-fdaufal

18/10 – Disputa 3

14h

Estácio (acusação) X Faculdade de Delmiro Gouveia (defesa)

https://doity.com.br/estacio-x-fdg

18/10 – Disputa 4

17h

Seune (acusação) X Uninassau (defesa)

https://doity.com.br/seune-x-uninassau

19/10 – Disputa 5

14h

Fasvipa (acusação) X Uneal (defesa)

https://doity.com.br/fasvipa-x-uneal

19//10 – Disputa 6

17h

Cesmac Maceió (acusação) X Anhanguera (defesa)

https://doity.com.br/cesmacmcz-x-anhanguera