Simulação do tribunal do júri irá reunir instituições de ensino superior até o dia 7 de novembro
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/AL), deu início, nesta segunda-feira (27), ao VII Concurso do Júri Simulado. A tradicional competição que envolve estudantes de diversas faculdades de Direito, reúne nesta edição equipes de 15 instituições de ensino superior do estado, marcando um recorde histórico com o maior número de faculdades inscritas desde a criação do projeto. O evento segue até o dia 7 de novembro.
A cerimônia de abertura do evento, que foi realizada no auditório da sede da OAB, teve início com a apresentação das equipes que representarão as faculdades de Direito do estado, além dos professores que estarão orientando os grupos nos embates. A sétima edição do Júri Simulado busca proporcionar a dinâmica real de um tribunal do júri para os estudantes de direito de Alagoas, contribuindo para a capacitação e o fortalecimento da formação jurídica das futuras gerações da advocacia.
Após a exposição dos times, o evento também promoveu uma homenagem ao advogado e ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, Diógenes Tenório de Albuquerque, pelos seus relevantes serviços prestados à advocacia alagoana e ao meio jurídico do estado.

Em seguida, foi iniciado o ciclo de palestras com convidados especiais: o advogado criminalista e presidente Nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra; o advogado Geovane Bringel e a secretária-geral da ESA, Emilly Vieira.
Durante a abertura do Júri, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, destacou a importância do projeto e a dimensão dessa edição.
“Está é a maior edição do Júri Simulado da nossa história. Pela primeira vez 15 instituições de ensino superior participam do Júri Simulado, a maior experiência prática profissional para os estudantes de Direito. É um projeto que realmente eleva o nível dos estudantes, dos acadêmicos, que vão poder exercer a plenitude daquilo que é o mais próximo da vivência do advogado do palco do Júri, que é o ápice para qualquer advogado criminalista. Então, sintam-se privilegiados, pois Alagoas, mais uma vez, está na frente, dando prova de que a gente faz muita coisa boa aqui e que passa a ser copiado pelo país fora”, disse.
Já o diretor da Escola Superior de Advocacia, Daniel Martiniano, mencionou como eventos como esse podem ajudar os estudantes de Direito e futuros advogados em suas carreiras.
“Gostaria de agradecer a todas as faculdades, as instituições de ensino, todos os alunos que acreditam nesse projeto, que esse ano viram essa possibilidade de expansão. Tudo aqui está sendo feito com o máximo de carinho possível, para que vocês entendam o quão importante é se dedicar ao ensino, entender que eventos jurídicos têm sim a capacidade de qualificar, de estimular, de trazer essa vontade a mais pro aluno. E isso é o que todos nós desejamos, porque um aluno motivado é um aluno que estuda, e um aluno que estuda é um advogado ou uma advogada melhor, trazendo uma classe muito mais fortalecida”, citou.
Ao longo das próximas duas semanas, duas equipes se enfrentarão no auditório da sede da OAB/AL, em Jacarecica. Cada equipe representará uma faculdade de Direito do estado. Ao todo, serão realizadas 16 disputas até o final do Júri.
Durante os embates, os estudantes terão a oportunidade de atuar representando a acusação e a defesa em uma simulação fiel de um tribunal do júri, que abordará casos reais que foram julgados nos tribunais. No decorrer das disputas, cada equipe buscará defender a absolvição ou a condenação dos réus. Ao final, uma equipe será coroada como a campeã do VII Júri Simulado.
Nas edições anteriores do Júri Simulado foram vencedoras as seguintes instituições de ensino superior: Seune (2017), Ufal (2018), Cesmac (2019), Ufal (2022), Uninassau (2023) e Faculdade Delmiro Gouveia (2024).


