Início » OAB e TJ definem parceria em projeto para mediação e conciliação

OAB e TJ definem parceria em projeto para mediação e conciliação

O presidente da OAB Alagoas Thiago Bomfim esteve reunido nesta segunda-feira (08), com o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Domingos Araújo de Lima e o coordenador do setor pré-processual do Tribunal, o juiz de Direito Bruno Acioli. O encontro ocorreu na sede da Ordem, em Jacarecica, com o intuito de divulgar o setor pré-processual e finalizar um projeto conjunto entre OAB e TJ para mediação e conciliação.?É preciso criar uma cultura de conciliação. Uma mudança de pensamento com o engajamento de todos. O objetivo da Ordem é lutar pelo mercado do trabalho para o advogado e com a conciliação isso se dará de forma mais rápida. É um benefício para o judiciário que irá desafogar, para o advogado que terá uma reposta mais rápida das suas ações e principalmente para jurisdicionado, o cidadão que terá seu problema efetivamente resolvido?, afirmou o presidente da OAB Alagoas Thiago Bomfim.O projeto entre OAB e Tribunal de Justiça ainda está sendo finalizado, mas durante o encontro já foi discutido alguns entraves para que ele entre em funcionamento o mais breve possível. ?A OAB é sempre uma grande parceira . E este projeto irá revolucionar em relação as questões de conflitos por meios consensuais. Para o desenvolvimento dele, a participação da Ordem é peça principal, nessa missão de difundir a conciliação?, colocou o desembargador Domingos Araújo Lima.O presidente da Ordem ressaltou ainda, que essa iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça e apoiada pela OAB Alagoas, no sentindo de buscar implantar uma cultura permanente de conciliação.PRÉ-PROCESSUALO setor pré-processual já está funcionando no Fórum da Capital, no Centro de Conciliação, que fica no Barro Duro. Para ter acesso a essa beneficie, o advogado faz a reclamação de maneira informal e já tem a audiência marcada. ?Atendemos questões cíveis, de família e sucessões. Basta uma das partes fazer a reclamação informal e a audiência é marcada em menos de trinta dias. A outra parte é comunicada até mesmo por telefone. Tudo muito rápido?, conta o coordenador do setor pré-processual do Tribunal de Justiça, o juiz Bruno Acioli.Após a audiência, caso as partes não cheguem a um acordo, a situação já sai com um encaminhamento para ser executado. ?Muitos advogados questionam que os juizados estão bastante assoberbados. Osetor pré-processual é uma maneira de ganhar tempo, já que mesmo que não chegue a um acordo, já sai com um encaminhamento entre as partes. Se for caso de juizado, sai com um ganho do título, pulando a parte de conciliação. É uma forma de agilizar a ação?, explicou.