Início » Em entrevista, Thiago Bomfim enaltece Semana do Advogado

Em entrevista, Thiago Bomfim enaltece Semana do Advogado

Curso de formação para novos advogados, seguido do juramento, lançamento do Pacto pela Advocacia Criminal e a Corrida do Advogado. A vasta programação da Semana do Advogado foi destaque no Programa Cidadania da Rádio Correio. Durante entrevista nesta quinta-feira (06) concedida ao radialista França Moura, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), Thiago Bomfim, falou sobre a importância das festividades pela data.Esta semana teve início com um ato em prol da advocacia pública, ocorrido na sede da OAB/AL, tendo como objetivo apoiar em todas as esferas os advogados públicos. “Essa é uma questão que nossa gestão vem pontuar que não existe advogado público e advogado privado. Para nós todo advogado onde quer que atue tem a mesma dignidade, merece a mesma proteção. Essa é a visão da Ordem”, comentou o presidente da OAB/AL.Sobre o curso de formação para os novos advogados, Thiago Bomfim frisou que surgiu a partir de uma inquietação pela falta de receptividade que o jovem advogado tinha na OAB. “O advogado no início de carreira precisa ser acolhido e não pode se sentir apenas um número dentro da instituição. A partir deste pensamento, criamos desde o primeiro momento o curso, que é uma inovação dentro da Ordem. Não se trata de uma sala de aula, mas um momento onde o jovem advogado vai trocar conhecimento com colegas mais experientes, fazendo o compartilhamento e troca de informações. Hoje, o jovem advogado se sente acolhido”.E sobre o jovem advogado, Thiago Bomfim aproveitou para ressaltar um grande avanço durante sua gestão e que está sendo copiado em outras seccionais da Ordem pelo Brasil: a criação do Conselho do Jovem Advogado. Pelo Estatuto, o advogado com menos de cinco anos de inscrição na Ordem não pode ser candidato a cargos nas eleições da Ordem. “Existe uma cláusula de barreira e justamente aquele advogado que experimenta as maiores dificuldades é aquele que não pode gritar por auxílio que não pode chegar a OAB e levar sua angústia. De forma pioneira, demos voz a esses advogados. Com isso, o presidente do Conselho do Jovem Advogado tem espaço garantido nas sessões do Conselho Seccionais para levar os anseios dos demais colegas”.Outro avanço importante da gestão, e que será lançado oficialmente nesta sexta-feira (07) a partir das 18h na sede da Ordem, é o Pacto pela Advocacia Criminal. O presidente lembrou que a advocacia criminal historicamente é discriminada pela sociedade e, em parte, pela própria classe. “O advogado criminalista sofre diariamente com violações de suas prerrogativas. Percebemos a necessidade do Pacto após ouvir colegas que trouxeram as mais diversas sugestões. O Pacto é um simbolismo e a partir de agora esse é um compromisso da Ordem em resolver esses problemas. Não mais iremos aguentar essas violações, essa discriminação aos criminalistas”, completou Thiago Bomfim.Dentro da programação, está a segunda edição da Corrida do Advogado que este ano acontece no dia 09 de agosto, Dia dos Pais. Por isso, a inovação para este ano é a Corrida Kids, com a participação de crianças entre 3 e 12 anos, promovendo uma interação ainda maior nesta data festiva. Bomfim lembrou que a corrida é uma realização da Caixa de Assistência do Advogado da OAB/AL, um braço social dentro da entidade e que tem promovido, em vista da saúde do advogado, estimular a prática de atividades físicas, para garantir uma vida mais saudável.As comemorações da Semana do Advogado serão finalizadas com a tradicional Festa do Advogado, que acontecerá no dia 11 no Iate Clube Pajussara. “Os advogados podem pegar suas pulseiras que dão acesso à festa na sede da Ordem. É um momento final de celebração e contamos com a presença de todos para esse momento de confraternização”, convidou Bomfim para a festa que será marcada por um almoço e com atrações como cantor Igbonan Rocha e Samba de Nego, Banda Som de Vinil e Dj Arthur.