Início » Advogados participam de palestra sobre o novo CPC em comemoração ao Dia Nacional da Advocacia Pública

Em comemoração ao Dia Nacional da Advocacia Pública, celebrado no próximo 07 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) realizou nesta sexta-feira (04) uma palestra reunindo advogados públicos de todo estado.Durante a abertura do evento, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela renovou o apoio da instituição na luta pelo fortalecimento da advocacia pública, reforçou a importância do advogado público e aproveitou para parabenizar todos que integram a categoria em Alagoas.?A OAB seguirá lutando por todos os advogados e não medirá esforços para que todas as carreiras da advocacia pública sejam prestigiadas. Nosso compromisso é para que cada pauta tenha o nosso apoio e comprometimento de lutarmos juntos com cada uma das carreiras pelo avanço e que os resultados positivos sejam conquistados?, disse a presidente.Já a presidente da Comissão dos Advogados Públicos, Inacinha Ribeiro Chaves, relembrou do caminho íngreme e difícil ao encontro do fortalecimento, autonomia, valorização e prerrogativas, destacando os avanços no âmbito Municipal e Estadual, e disse que ainda há muito o que ser conquistado na esfera federal. Ela também reforçou a importância da OAB para a advocacia pública.?A Ordem é a nossa guardiã, o porto seguro não apenas para o advogado privado como também para o advogado público. Nós, advogados públicos, temos que ser cônscios de que a OAB é nossa guardião e não podemos nos afastar dela. A Comissão do Advogado Público estará receptiva às sugestões, pleitos e principalmente aberta ao diálogo. Conclamo que todos os advogados sejam parceiros em prol do fortalecimento, valorização e autonomia da Advocacia Pública?, colocou.O evento foi marcado pela palestra sobre o novo CPC e as mudanças para a Advocacia Pública, ministrada por Aldemário Araújo Castro, advogado público, Mestre em Direito, Procurador da Fazenda Nacional e professor da Universidade Católica de Brasília.Sobre o tema, Aldemário Araújo que veio especialmente do Distrito Federal para participar do evento, trouxe um panorama de como a advocacia pública é tratada no novo CPC. ?Com o novo código, a advocacia pública tem um tratamento adequado e um reconhecimento como função essencial à justiça. A advocacia pública é tratada com dignidade em condições paritárias com a Defensoria Pública, Ministério Público e própria advocacia privada, sendo um instrumento importante nesse processo de afirmação?, disse.O palestrante parabenizou a iniciativa do evento e importância de laços cada vez mais estreitos entre a OAB e a advocacia pública. ?Vivemos um processo cada vez mais intenso de aproximação da advocacia pública na OAB, com a participação deles em várias instâncias da Ordem, o que é de extrema importância. A Ordem é dos advogados públicos e privados, e todos devem participar ativamente da instituição?, concluiu.O evento foi uma realização da Ordem, da Associação dos Procuradores do Município de Maceió (APMM), da Associação dos Procuradores Autárquicos e Advogados de Fundação do Estado de Alagoas (APAFAL) e da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União (ANAJUR).