Início » Corregedoria-Geral e TED da OAB Alagoas se preparam para implantar ações após encontro nacional

Após o X Encontro de Presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina da OAB, que aconteceu concomitante ao VI Encontro de Corregedores da entidade em Brasília (DF), no início da semana, a OAB Alagoas já se prepara para dar sequências às ações recomendadas no encontro. Representando a OAB Alagoas estiveram presentes o Corregedor-geral Rubens Marcelo, que também é secretário-geral adjunto e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Telmo Calheiros.?Esse foi um encontro muito importante para deliberamos sobre as ações que serão desenvolvidas pelas Corregedorias e Tribunais de Ética já seguindo as mudanças para o novo Código de Ética que começam a vigorar em setembro. Entre as deliberações ficou acertado que iremos realizar Correições todos os anos, criar relatórios sobre os processos éticos disciplinares que estejam no TED ou já arquivados, além de outras deliberações importantes?, contou Rubens Marcelo, Corregedor-geral da OAB Alagoas e secretário-geral adjunto.Segundo Rubens Marcelo, a OAB Alagoas está à frente de outras Seccionais devido a atuação do antigo corregedor-geral, o atual secretário-geral da Ordem Davi Lima. ?Estamos nos preparando para a nossa terceira correição, que graças à atuação do nosso secretário-geral enquanto corregedor, está bem avançada. Além disso também temos relatórios que foram deixados por ele, que só precisaram ser atualizados. Um trabalho bem feito que facilitou bastante a nossa atuação?, disse.O ENCONTRODurante os eventos, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez questão de acompanhar as discussões. ?Este é um momento fundamental para todos nós. O aprimoramento que buscamos do sistema passa por encontros como este. Os senhores têm uma missão absolutamente essencial e difícil nas mãos. Julgar pares é algo de uma complexidade enorme, mas vêm fazendo isso com destreza e tenho certeza de que assim continuarão. Não queremos advogados que não sejam compromissados com a ética. Temos de ser exemplos?, afirmou.Para Ibaneis Rocha, secretário-geral adjunto e corregedor-geral da Ordem, o encontro foi proveitoso em todos os sentidos. ?Fico feliz em ver os presidentes de TED e corregedores amplamente dispostos a enfrentar as questões que o novo Código de Ética traz, com responsabilidade e entusiasmo. Compete agora, a todos nós, darmos efetividade aos termos deste documento. Que ao final dos três anos dessa gestão, tenhamos um normativo ético unificado?, previu.