Início » OAB Alagoas inaugura sala do advogado no Presídio do Agreste

OAB Alagoas inaugura sala do advogado no Presídio do Agreste

Após diversas reuniões entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o espaço para funcionamento da sala dos advogados no Presídio do Agreste, em Arapiraca, foi entregue no último final de semana. Este foi um dos pleitos da Ordem e da Diretoria de Prerrogativas atendidos pelo órgão estadual.O espaço foi mobiliado pela instituição e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) e dispõe de computador, com acesso à internet, e impressora que poderão ser usados pelos advogados, dando suporte necessário para o pleno exercício da profissão.Durante a inauguração, que reuniu diversos advogados da região, membros da Comissão de Prerrogativas da OAB Alagoas e a Diretoria da Subseção de Arapiraca, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, explicou que a instituição vem realizando um mapeamento de todas as salas dos advogados para que sejam mobiliadas e ressaltou a importância desse espaço inaugurado.?É um desafio ter esse espaço dentro do presídio. Fico feliz com essa inauguração e espero que a advocacia criminal consiga usufruir disso. Ainda há muitas conquistas, mas temos as prerrogativas como pauta número um de nossa gestão, o exercício pleno da profissão e nossas discussões sobre o tema são intensas, cuidando cada dia do exercício da advocacia. A Subseção de Arapiraca também vem desenvolvendo o trabalho na mesma linha, no mesmo foco e esse alinhamento é indispensável quanto avanço para a nossa gestão?, colocou a presidente da Ordem.Já Nivaldo Barbosa Junior, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, disse que os esforços da instituição para promover ferramentas que contribuam para o desempenho da atividade profissional. ?A Caixa vem trabalhado para dar essa assistência à advocacia. Com o mapeamento de todo o estado, estaremos aparelhando as salas que são importantes para o trabalho de cada advogado. Esta sala, no presídio de Arapiraca, é mais um avanço que a gestão proporciona e que será utilizada pela advocacia criminal?, comentou.Hector Martins, presidente da Subseção de Arapiraca, elogiou o empenho da Seccional Alagoas, que vem desempenhando diversas ações voltadas para a advocacia do interior. ?Sabemos dos esforços de nossa presidente para atender nossos pleitos. Somente com esta união e um trabalho conjunto entre a Subseção e a Seccional conseguiremos fazer história, com uma gestão marcada pelo compromisso com a advocacia?.Prerrogativa é prioridade da gestão. Desde que a Diretoria de Prerrogativas foi criada, os trabalhos voltados ao exercício pleno da profissão, sem violações, é a defesa constante da equipe que na inauguração da sala foi representada pelo Procurador de Prerrogativas, Paulo Faria, e pelo Procurador Adjunto, Lucas Moura.?Esse é um importante momento vivenciado pela advocacia criminal. A luta foi abraçada pela presidente Fernanda Marinela e hoje vemos mais um avanço, na valorização do criminalista, em razão das agruras, do sofrimento diário. Todo compromisso está sendo construído e será concretizado. Estamos sim avançando e toda essa construção de conquistas será histórica. Defender a advocacia é nosso papel?.Quem também acompanhou a solenidade foi o presidente da Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias, Fernando Guerra. ?Para nós é uma conquista, porque é indispensável para a nossa atividade, e muitas às vezes nos sentimos tolhidos pela ausência dessas salas. Isso é um avanço, a gestão vem trabalhando neste sentido e hoje concretizamos mais esse sonho da advocacia criminal?.A sala é uma reivindicação antiga da OAB Alagoas e foi uma conquista após um encontro da presidente da Ordem, Fernanda Marinela, e do Secretário Tenente-Coronel Marcos Sérgio de Freitas, onde também estiveram presentes Diretor de Prerrogativas, Silvio Arruda, o Procurador de Prerrogativas, Paulo Faria, e o membro da Comissão de Prerrogativas, Peu Accioly, além do Diretor Especial das Unidades Penitenciárias, Capitão Josinaldo Anizio, o Secretário de Gestão Interna da Seris, Major Marcos Henrique do Carmo, e o Chefe de Gabinete, Roney Presbítero.