Início » Workshop traz debate sobre o Código Nacional de Direito Desportivo na OAB Alagoas

Com o objetivo de promover discussões acerca do Código Nacional de Direito Desportivo, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) sediou, nesta quinta-feira (13), um workshop que reuniu advogados, autoridades, representantes dos clubes de futebol de Alagoas.O vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, ressaltou a participação da instituição nessas discussões. ?Vários estudos são realizados na atualidade acerca do desporto, especialmente como instrumento para a promoção do desenvolvimento e da paz. A OAB integrante desse processo, mostra seu papel para a sociedade, reforçando a necessidade constante e indispensável da capacitação, do conhecimento e do estudo do direito desportivo?, colocou.O evento, que aconteceu na sala do Conselho Seccional da Ordem, e foi conduzido pela Comissão de Direito Desportivo da Ordem teve uma das importantes presenças de Roberto Roma, membro da comissão do anteprojeto do Código Nacional de Direito Desportivo.  Vários temas foram abordados, como aspectos gerais da Justiça Desportiva, Direito do Trabalho Desportivo, Formação de Atletas, Estatuto do Torcedor, Direito Desportivo Empresarial, entre outros.Antes do início das discussões, a Comissão de Direito Desportivo da OAB Alagoas, através do presidente Flávio Moura, prestou homenagens a Roberto Roma e ao vereador Eduardo Canuto, por todos os serviços prestados para a valorização do esporte.Segundo Flávio Moura, a ideia de realizar o workshop surgiu como uma forma de contribuição da OAB Alagoas na construção do Código Nacional do Direito Desportivo. ?Precisamos fomentar que o esporte no Brasil não se resume apenas ao futebol e isso pudemos comprovar com as Olimpíadas realizadas no país este ano. A legislação do futebol é sem dúvida a mais comentada, e o Código vem com a ideia de unificação de todos os esportes?, ressaltou Flavio Moura.Já Roberto Roma destacou a importância dada nos últimos anos para uma legislação unificada para todo o desporto. ?Esse workshop serviu para trocar ideias e daqui sairá uma carta para que possamos levar ao Senado Federal e mostrar o sentimento e nossa preocupação com relação ao tema?, disse.Participaram do evento também todos os membros da Comissão de Direito Desportivo da OAB Alagoas, além do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas, José Venâncio de Almeida; do Secretário Adjunto de Esporte e Lazer de Maceió, Lailson Gomes; do presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó; do Procurador de Justiça Cível, Vicente Félix Correia; vereador Eduardo Canuto; do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas Brasil, Carlos Rubens; do vice-presidente jurídico do Centro Sportivo Alagoano, Ricardo Omena; e do representante da Agremiação Sportiva Arapiraquense, Ricardo Rolim.