Início » No Sertão, OAB Alagoas promove ciclo de palestras com o tema Direito e Sociedade

Interiorização, capacitação, aprendizado. Assim a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) promove o Ciclo de Palestras com o tema Direito e Sociedade na cidade de Santana do Ipanema, no Sertão do Estado. O evento, que contou a presença da presidente da instituição, Fernanda Marinela, foi uma realização da Comissão de Estudos Constitucionais. Entre as temáticas debatidas estão Prerrogativas, Processo Eletrônico Judicial, Direito Eleitoral.Na Câmara de Vereadores do Município, local onde acontece o evento, advogados, estudantes de direito, representantes de entidades e sociedade compareceram para acompanhar as discussões que iniciaram na noite desta sexta-feira (18).Durante a abertura, a presidente Fernanda Marinela comentou a iniciativa da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Alagoas que vem desempenhando um grande papel dentro da instituição na análise de leis, discutindo os desafios na aplicação dessas leis.?A OAB Alagoas tem muitos advogados compondo as nossas comissões. São muitos profissionais trabalhando em prol da advocacia, da sociedade, em muitas áreas. E eles são indispensáveis para que o trabalho consiga avançar cada vez mais. Nós queremos uma OAB cada vez mais perto, como escudo para defender toda a sua atividade. O advogado não precisa se expor, a Ordem está para lhe defender em todos os momentos, contem com a Ordem em todas as situações. Queremos contribuir para o fortalecimento da nossa profissão?, colocou.Quem se fez presente no evento foi o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa Junior que avaliou positivamente esse engajamento da comissão para levar mais conhecimento para os advogados do Sertão. ?O ciclo começa a partir do conhecimento e termina com o conhecimento. Esses encontros permite essa troca de experiências, a possibilidade do aperfeiçoamento?, disse.Estar mais presente no interior do estado. Esse é o principal ponto ressaltado pelo advogado José Marques, presidente da comissão, que falou um pouco sobre o papel da OAB e a ideia de promover esses debates.?Este é um momento importante para Santana do Ipanema, em especial para toda classe advocatícia. A OAB mais presente em nossa cidade, que é um local de desta no Sertão. Nossa instituição está atenta a isso e sabe dessa importância. Este é apenas o primeiro passo que a Ordem vem dando com uma gestão que tem como lema avançar na defesa da advocacia e promover uma aproximação ainda maior com a sociedade?, disse.Sobre as palestras, José Marques garantiu que todos os temas escolhidos e as abordagens serão para atrair tanto o público de advogados e estudantes de direito, como a sociedade. ?Todos os palestrantes estão cientes de que o público é misto. Muitos dos que estão presentes querem entender como funciona o direito e por isso as palestras precisam ser voltadas para um conteúdo acessível a todos?.O primeiro tema abordado ?A importância das prerrogativas na defesa da sociedade? foi ministrado pelo advogado e membro da comissão de Prerrogativas da OAB Alagoas, Marcus Tullius Santos Farias.Já o vice-diretor da Escola Superior de Advocacia, Bruno Tavares, conversou com os participantes sobre ?Os novos desafios do Processo Judicial Eletrônico?. Para encerrar a noite, José Marques de Vasconcelos Filho abordou ?Dignidade da Pessoa Humana: A crise de identidade dos Direitos Humanos?.Neste sábado, as palestras começam às 8h30. João Marcel Braga Maciel Vilela Júnior será o palestrante responsável por abordar ?Sistema eleitoral e financiamento de campanha: uma perspectiva para as eleições de 2018?. Dando continuidade, Madson Borges Delgado trará para discussão ?A tentativa de desburocratização da justiça pela implementação do Novo CPC?; e encerrando o evento, João Victor Medeiros Barbosa abordará ?Assédio Moral: violência psicológica no ambiente de trabalho?. As palestras serão concluídas às 12h.