Início » OAB Alagoas e Secretaria de Ressocialização discutem avanços para o Sistema Prisional

A pauta da audiência pública que tratou os problemas vivenciados pela advocacia criminal em Alagoas foi o tema de reuniões entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Durante dois dias, a presidente da Ordem, Fernanda Marinela, e o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, discutiram questões importantes que irão facilitar o trabalho dos advogados, além de otimizar os serviços prestados no sistema prisional de Alagoas.O encontro também contou com a presença do Diretor de Prerrogativas, Silvio Arruda, do representante da OAB no Conselho Penitenciário e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Ricardo Moraes, e do presidente da Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias, Fernando Guerra. Gestores da Secretaria de Ressocialização também estiveram na reunião.A OAB Alagoas entregou à secretaria um relatório preparado pela Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias onde consta a situação das salas dos advogados nos presídios alagoanos. Neste documento foi apresentado os principais problemas nos espaços, que já haviam sido mobiliados pela Seccional Alagoana, mas atualmente encontram-se sem condições de uso.Os horários de atendimentos aos custodiados, recebimento de alvarás, sala de Estado Maior e a ampliação da oferta de cursos de capacitação no âmbito do Direito, por meio da Escola Penitenciária, também estiveram na pauta da reunião. Mais de 4 mil advogados atuam na defesa de quase 4 mil internos sob custódia do Estado.Ao final do encontro, algumas pautas foram encaminhadas e devem ser rapidamente resolvidas pela Secretaria. A presidente da Seccional Alagoana, Fernanda Marinela, disse que a parceria com a Secretaria de Ressocialização beneficia não somente a advocacia, mas a sociedade.?Desde que assumimos a gestão da Ordem estamos mantendo um excelente diálogo com a Seris e muitos pleitos estão sendo atendidos. As reuniões são constantes para a resolução dos problemas e nosso saldo de hoje foi muito positivo, com o avanço em várias questão trazidas pela instituição. Essas melhorias são fundamentais para que o serviço público seja prestado da melhor maneira possível?, disse Marinela.Já o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, ressaltou a importância do encontro. ?Com a reunião temos um diálogo aberto entre as partes, o que facilita o trabalho de todos. Nós vamos dar todo apoio para otimizar as ações e, consequentemente, melhorar os serviços dos advogados e agentes penitenciários. Estamos caminhamos em conjunto para unir forças?, afirmou Marcos Sérgio.Após a reunião, os representantes da OAB/AL conheceram de perto os trabalhos de reintegração social desenvolvidos pela Seris e demonstraram interesse em contribuir com os processos apresentados. Uma nova reunião para avaliar o andamento das propostas discutidas foi agendada para o próximo mês.