Início » OAB Alagoas é escolhida como uma das primeiras entidades parceiras do país no Projeto INSS Digital e realiza palestra detalhando seu funcionamento

Através da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), lotou a sala da Escola Superior da Advocacia na tarde desta quinta-feira (11) para falar sobre o Projeto INSS Digital. A instituição foi escolhida pelo órgão com uma das primeiras do país a prestar o atendimento aos segurados do INSS sem a necessidade de ida até a agência. A palestra ministrada pelo chefe do órgão no Rio Grande do Norte, Francisco Osimar, detalhou o funcionamento do projeto. A palestra teve início com a recepção realizada pelo vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, que comemorou a escolha da instituição para atuar em parceria com o INSS e mais uma vez ressaltou a preocupação com a Reforma da Previdência. “A ideia de realizar um atendimento como o possibilitado pelo Projeto INSS Digital, realizado à distância, só traz benefício. A expectativa pela sua total implantação no país é grande visto a possibilidade real de uma maior celeridade. Alinhado a isso, comemoramos esse contato feito pelo INSS nos colocando como uma entidade parceira nessa implantação. Nós sabemos que esse é um primeiro momento e estamos muito felizes em participar dele colocando a OAB Alagoas como uma das primeiras entidades do país a ter a possibilidade de ofertar o atendimento. Agradecemos a confiança e novamente reforçamos todo o suporte a essa implantação. Lembrando que a previdência é uma preocupação constante da nossa casa que já se posicionou contra o que ficou proposto no texto da chamada Reforma da Previdência, com pontos que são uma violação a direitos historicamente conquistados”, ressaltou Ednaldo Maiorano agradecendo ainda a presença dos palestrantes e dos advogados que acompanharam a palestra. O presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Flávio Gilberto, lembrou do recebimento do convite para a OAB Alagoas ser parceira do INSS nessa implantação e destacou que a ideia da palestra surgiu desses contatos. “Nós temos um grande ciclo de amizade com a direção do INSS Alagoas no que se refere ao diálogo aberto entre as instituições. Sempre que preciso, realizamos reuniões para apresentar sugestões e realizar cobranças, tudo em prol da sociedade e da melhor atuação tanto do INSS quanto dos nossos advogados previdenciários. Partindo desse diálogo o órgão entendeu que a OAB Alagoas representaria uma grande entidade parceira e nos comunicou que estaríamos nessa lista dos primeiros estados que receberiam a implantação. Tendo isso em vista, realizamos o contato com o Francisco Osimar, com o objetivo que ele ministrasse essa palestra detalhando o projeto e, assim, qualificando ainda mais os advogados que trabalham na área. Com certeza será a primeira palestra de muitas. Nossa expectativa agora é pela implantação desse benefício que visa dar celeridade ao INSS. Estamos aguardando o presidente nacional do órgão para firmar efetivamente essa parceria”. Com o tema ‘As Perspectivas do Projeto INSS Digital’, o palestrante explicou o funcionamento do projeto e lembrou que a parceria com a OAB Alagoas, uma das primeiras realizadas em todo o país, é o futuro que chegou. “Vamos apresentar essa possibilidade do atendimento à distância através de convênios firmados com entidades parceiras. Esse projeto visa possibilitar que os assegurados possam ser atendidos nesses locais sem ter que se dirigir a uma agência. A OAB Alagoas é uma dessas entidades selecionadas pela presidência do INSS e desponta como uma das primeiras no Brasil. Temos dois encaminhamentos, um no Distrito Federal e outro na Paraíba, além de um projeto piloto implantado em Mossoró – no Rio Grande do Norte – que vem sendo avaliado desde janeiro com excelentes resultados. É um projeto audacioso. É o futuro que chegou. Mais gente sendo atendida em menor tempo, com mais segurança na análise de processos. Brevemente ele será expandido. Essa semana estamos formalizando o projeto como um todo, com seus resultados, e brevemente ele será realmente implantado e expandido pelo Brasil”.