Início » INSS Digital: OAB Alagoas assina com INSS termo de cooperação técnica e iniciará cadastro dos advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) celebraram, na tarde desta quarta-feira (02), a última etapa do acordo de cooperação técnica para requerimento de serviços previdenciários à distância antes da capacitação que será realizada pelo órgão com o objetivo de treinar o quadro da Seccional Alagoana para o cadastro dos advogados. O termo foi assinado pela presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, acompanhada do presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Flávio Gilberto. A assinatura do documento ocorreu no prédio sede do INSS, com a participação do gerente executivo do órgão em Alagoas, Edgar Barros. O Acordo de Cooperação Técnica tem como objeto viabilizar a operacionalização de forma online, por advogados regularmente inscritos na OAB Alagoas, desburocratizando e simplificando os processos administrativos através do sistema digital.A OAB Alagoas se torna uma das primeiras parceiras do órgão a implantá-lo no Brasil. A presidente da OAB Alagoas, lembrou que a primeira etapa efetiva do acordo foi assinada no final do mês de junho e que representantes do INSS foram recebidos na sede da OAB Alagoas, em Jacarecica, em julho para discutir o andamento da implantação do chamado ‘INSS Digital’. Segundo Marinela, o acordo trará enormes benefícios à advocacia e, com isso, a toda a sociedade. “A OAB Alagoas colhe os pleitos da advocacia em diversas áreas, buscando melhorias junto aos órgãos responsáveis. A dificuldade no andamento e no acesso a processos sempre foi uma questão levantada pela advocacia previdenciária. Nosso diálogo com o INSS é contínuo. E nesses diálogos, surgiu a possibilidade da implantação desse projeto, que já havia sido adotado com sucesso como projeto-piloto no Rio Grande do Norte. O órgão nos deu a satisfação de colocar a OAB Alagoas como uma das primeiras parceiras a implantarem o ‘INSS Digital’ no país. Nosso co-presidente, Ednaldo Maiorano, comandou a assinatura que deu pontapé nesse acordo em junho. Durante o Dia OAB, realizado na semana passada, acordamos o que ainda estava em aberto e hoje finalizamos essa primeira etapa. Agora começamos efetivamente o treinamento do quadro disponibilizado pela OAB e daremos início ao cadastro dos advogados. Ganharemos celeridade, um benefício para a advocacia e para a sociedade que depende da resposta desses processos”, pontuou. O presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Flávio Gilberto, comemorou a nova etapa na cooperação, que chega a fase final, afirmando que a implantação do sistema digital é uma grande conquista. “O acordo será implantado para desburocratizar, simplificar, os processos administrativos através do sistema digital. E é com grande alegria que a OAB Alagoas se torna uma das primeiras parceiras a implantá-lo no Brasil. Para se ter uma ideia dessa importância basta analisar que quase todos os procedimentos poderão ser feitos nos escritórios, sem necessidade de deslocamento, sem gasto de tempo e material, semelhante ao que ocorre com o Poder Judiciário. É sem dúvida uma grande conquista para a OAB Alagoas, para a advocacia e sociedade. Quando falamos em conquista, o pensamento não é corporativista. É uma conquista que rompe a advocacia”, comemorou. O gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, explicou sobre a nova forma de atendimento e a parceria firmada com a OAB Alagoas. “A OAB Alagoas entra com o pessoal que será disponibilizado para passar pelo treinamento, que terão senhas específicas e que, com isso, terão acesso à plataforma. O advogado que realizar o cadastro poderá requerer benefícios previdenciários e dar andamento em muitos processos apenas scaneando e autenticando a documentação do próprio escritório ou da OAB. O processo entra no sistema e é analisado pelo INSS, tudo com agilidade. Amanhã já realizamos a capacitação. A OAB é uma grande parceira, o diálogo, principalmente através da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, é estreita. A Ordem sempre se coloca de forma solicita”, finalizou. A partir desta quinta-feira (03), representantes da OAB Alagoas estarão no prédio-sede do órgão para passar pelo treinamento e em seguida replicando para demais membros da instituição, agilizando desta forma o cadastro dos advogados. Esse cadastro poderá ser realizado nas salas dos advogados e na sede da Ordem em Jacarecica.