Início » Comunicação e oratória é foco no curso presencial ministrado por Carlos Conce na OAB Alagoas

A noite desta quarta-feira (20) foi marcada pela realização de mais um curso presencial do cronograma de setembro. ‘Como Falar em Público com Técnica, Naturalidade e Auto Confiança’ foi o tema abordado pelo mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Conce. O curso, uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) através da Escola Superior de Advocacia (ESA), ocorreu na Sala do Conselho, no prédio sede da instituição, em Jacarecica. Conce destacou que o tema comunicação e oratória está historicamente presente no cotidiano da humanidade com extrema importância. O profissional do direito, ainda segundo ele, precisa saber fazer bom uso do tema para obter sucesso. “O primeiro gênero que surgiu dentro da oratória foi justamente o judiciário. As pessoas precisavam discutir as leis. Era uma época em que cada pessoa era responsável por advogar por ela mesma. Por isso os cursos de oratória antigamente, para que elas conseguissem desempenhar o papel. Hoje temos advogados e se faz mais importante ainda que esse profissional do direito desenvolva sua comunicação, sua oratória, para realmente fazer um bom trabalho. Para qualquer operador do direito a comunicação torna-se imprescindível”, explicou. O mestre em comunicação pela UFRJ também detalhou como seria feita a abordagem do tema para os advogados e estudantes de direito. “Vamos abordar o que é comunicação, o que é oratória, o que é performance. A comunicação é mais ampla, seria a conversação. Oratória é a comunicação para grupos e dentro disso temos os elementos de persuasão. O advogado que não sabe persuadir está fadado ao fracasso. Também vamos abordar a performance, a atuação, que depende do cenário e das pessoas envolvidas. Essa é a primeira parte do nosso curso de hoje. Na segunda vamos falar sobre os vários tipos de habilidades. A habilidade intelectual, que é o conhecimento jurídico; a emocional, como controlar as emoções e não deixar o medo de falar em público dominar; a verbal, com o poder da palavra; a vocal, mostrando os vários recursos da voz extremamente importantes e que muitos não se dão conta; e por fim a visual, o que o outro vê em você e o que você vê no outro”, finalizou. O cronograma do mês de setembro será encerrado no próximo dia 28, com o curso na área do direito penal. ‘Advogando no Tribunal do Júri’ é o tema de Bruno Barros.