Início » OAB Alagoas inova e realiza, através da ESA, Maratona Jurídica com foco na advocacia criminal

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), inova a cada dia focando em fortalecer ainda mais a advocacia alagoana através de reciclagens e capacitações. São muitas as oportunidades de cursos telepresenciais e presenciais, ciclos de palestras e seminários, além de pós-graduações. No ano passado, de forma pioneira, a instituição realizou o I Concurso do Júri Simulado, estreitando a relação entre teoria acadêmica e prática jurídica real. Agora dá início a uma grande Maratona Jurídica focada na área criminal. O evento teve sua abertura na noite dessa terça-feira (23) no prédio sede da OAB Alagoas, em Jacarecica, e segue até 1º de fevereiro. A Maratona Jurídica foi aberta pelo vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, que deu as boas-vindas e reforçou o trabalho constante da instituição em manter a advocacia alagoana sempre atualizada. “Sejam muito bem-vindos a esta casa que é de todos vocês. Tenho uma convicção que levo como jargão: a instituição precisa sempre romper seus muros. E dia após dia nos empenhamos nesse objetivo. Tenham a certeza, que todos os dias trabalhamos com um único objetivo, fortalecer a advocacia na defesa da sociedade alagoana. E essa missão vem sendo cumprida também através da ESA. O direito não para e precisamos procurar constantemente atualizações que nos permitam usar todas as ferramentas em defesa do que preconiza a nossa legislação. Somos guardiões das leis e precisamos estar nos reciclando para cada novo enfrentamento. Vocês entendem essa necessidade e por isso estão aqui. Reforçamos as boas vindas e ainda lembramos que temos ofertas de cursos sempre, sejam presenciais ou telepresenciais, além de um cronograma intenso de eventos preparatórios e de debates. A biblioteca da OAB Alagoas física e virtual está a disposição de vocês. Aproveitem”, frisou. A maratona é uma realização da ESA em parceria com a Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias. “Hoje teremos dois temas abordados por nomes que são referência na área jurídica. A abertura tem a temática “Ética na Advocacia Criminal”, ministrada por Ricardo André, tendo como mediadora Anne Biella. Na programação ainda temos o tema “Como Empreender na Advocacia”, com Helenice Moraes e mediação de Rodrigo Rolemberg. Mas esse é só o primeiro dia e o interessante desta maratona é que os estudantes de direito e advogados interessados vão poder planejar suas agendas para os próximos dias escolhendo se querer acompanhar todas as discussões até o dia 1º de fevereiro ou se não irão poder comparecer todos dias, avaliando quais os temas mais importantes para eles. No entanto, sem dúvida alguma a programação está repleta de excelentes oportunidades, valendo cada momento”, destacou o membro da Comissão e um dos organizadores do evento, Ronald Pinheiro. O segundo dia do evento, 24 de janeiro, começa com o tema “Criminalista, sim senhor!”, com a palestra de Bruno Barros, mediada por Amanda Montenegro. “A importância da União do Advogado Criminalista” será abordada, em seguida, pelo advogado Leonardo de Moraes, e mediação de Marcelo Queiroz. “Os Desafios da Jovem Advocacia Criminal” é mais um tema abordado no evento por Vilaça Neto e mediação de Ronald Pinheiro Rodrigues. Para finalizar o terceiro dia da maratona jurídica o evento contará com palestra de Carla Lins com a temática “Os Desafios da Mulher Advogada Criminalista”, com mediação de Carine Chambres. O dia 30 terá o tema “Os segredos da Perícia Criminal”, com Gleison Marques Lemos Leoni e mediador, Mateus Oliveira. Já em 31 de janeiro a palestra será do advogado Fernando Guerra com a temática “Controle de Convencionalidade: uma Visão da Paralaxe das Abordagens Penais e Processuais Penais para Militância na Advocacia Criminal” e mediação de Ana Cellyne Ribeiro. O último dia será com palestras de Raimundo Palmeira e Luiz Medeiros com “A Advocacia Criminal nos Tribunais”, tendo como mediadores Mackysuel Medes e Jeferson Monteiro. Interessados ainda podem se inscrever para os próximos dias de maratona. Para participar, basta enviar um email para [email protected], com o nome completo. No dia de cada palestra, é preciso levar uma lata de leite (essa é a entrada para cada dia). Mais informações podem ser obtidas nos telefones da ESA: (82) 3023-7180 e 99309-6637.