Início » No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Comissão da OAB realiza peça teatral em escolas e fala sobre números preocupantes

Chegou ao fim nesta sexta-feira (18) a semana de enfrentamento às violências infanto-juvenis promovidas pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (FETIPAT-AL), que além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), é composto por outras 20 instituições. A Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente promoveu em escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) uma peça teatral para passar as informações do Dia de Combate à Exploração e Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes. No final da apresentação, quatro alunos procuraram a Comissão para denunciarem abusos sofridos. As ações tiveram início no último dia 10 e contaram ainda com panfletagem, ações de saúde, rodas de conversas e palestras. O vice-presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Paraízo, destacou a importância do trabalho como forma de assistência e combate aos números alarmantes do Estado. “Os agressores quase sempre estão dentro de casa e possuem a confiança da vítima, seja ela criança ou adolescente. Um pai, uma mãe, um padastro, uma madrasta, um tio, uma tia, vizinhos que tem acesso irrestrito a casa e também ganham a confiança da vítima e da família, enfim. São muitas as circunstâncias, infelizmente. Pelo acompanhamento do Instituto Médico Legal, das unidades de Maceió e Arapiraca, 343 exames de conjunção carnal com suspeita de violência sexual foram realizados em vítimas de 0 a 17 anos, de janeiro de 2017 até o dia 16 de maio deste ano. Os números já são preocupantes e podem ser maiores, porque há vítimas que se calam, justamente pelo fato agressor ser um familiar, ou por vergonha, intimidação. Essa rede de proteção a criança e o adolescente vem trabalhando e intensificou a atuação essa semana para isso, trazer um alerta, prestar assistência a infância, discutir o problema. Os resultados são tristes, mas positivos. Hoje, por exemplo, quatro alunos conversaram com nossa Comissão sobre abusos sexuais sofridos. Um dos casos já era do nosso conhecimento, estávamos atuando e pudemos dar um novo suporte. Os outros três não haviam contado nem para a família, sofreram calados, o que piora o drama. Prestamos todo o apoio e encaminharemos os casos”, explicou. Paulo Paraízo ainda ressaltou a importância das denúncias em caso de suspeita. “Às vezes alguém tem uma suspeita que uma criança ou adolescente está sofrendo abuso sexual e se cala. Por vezes o silêncio existe até na certeza daquele ato criminoso. O combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes não é um dever apenas dos órgãos de proteção. Toda a sociedade deve estar comprometida e fazer uso dos canais de denúncia, podendo passar informações de forma anônima pelo Disk 100, procurar a OAB Alagoas, em Jacarecica ou no Centro, os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, a polícia, enfim”, frisou. As ações ocorreram em escolas do Cepa, com a participação de alunos que tiveram um dia de atores na peça teatral. A Comissão também foi representada pelas advogadas membros Edvanice Correia, Ruthileia Barbosa e Fernanda Rosendo.